A Prefeitura de Valinhos contratou uma empresa para fazer vistorias que vão identificar lançamentos irregulares de águas pluviais na rede coletora de esgotos com insuflador de fumaça.
PMV - insuflador de fumaça
O equipamento exala fumaça nos bueiros ou poços de visita e um técnico localiza e identifica os locais onde é expelida.
O equipamento começou a ser utilizado nesta quarta-feira, 5, para detectar possíveis ligações clandestinas nas redes de esgoto, como conexões irregulares ou interligações de galerias pluviais.

Durante as vistorias existe a possibilidade de sair fumaça de ralos, calhas ou pias dos imóveis. No entanto, o DAEV afirma que o morador não precisa se preocupar, pois a fumaça não é tóxica e não oferece risco à saúde da população ou animais.

Neste primeiro momento a ação visa a regularização e não a penalização. Os moradores serão notificados sobre a irregularidade e orientados a fazer as alterações necessárias na rede de lançamento de água pluvial.

Para o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), a medida visa reduzir os riscos de rompimento das galerias de esgoto durante as chuvas de verão. (Carta Campinas com informações de divulgação)