434bfe67b23fc233924f7be88b19492dNeste sábado, 18 de outubro, a partir das 15h, acontece a 2ª edição do Astro Folk no Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”. Além da observação de planetas e estrelas, haverá uma programação especial com música, palestras de astronomia e barracas de alimentação.

A programação astronômica conta com palestras na sala de multimídia e observações pelos telescópios. O astrônomo Júlio Lobo fará um reconhecimento das principais constelações com melhor visibilidade este mês, além de contar histórias de mitos e lendas dos povos antigos.

Uma das constelações que poderá ser vista é Pégaso. De acordo com o astrônomo, trata-se de uma extensa constelação boreal que pode ser vista no quadrante norte do céu. As três principais estrelas de Pégaso (Markab, Scheat, Algenib) e uma (Alpheratz) de Andrômeda, formam a figura de um grande quadrado, que seria o corpo de um cavalo alado.

A programação musical contará com o percussionista e compositor Phelipe Agnelli e com o grupo de Folia de Reis Azes do Brasil. Phelipe Agnelli é músico e compositor brasileiro marcado pela versatilidade e inovação. Com uma carreira em diversos projetos na música instrumental, o artista, nascido em Valinhos, já levou sua música aos quatro cantos do mundo. Representou o Brasil no Campeonato de Bateria na Nova Zelândia, fez shows por Nova York, Inglaterra e em todo Brasil. Phelipe aposta nas melodias suaves e profundas para tocar o público.

 A Companhia Azes do Brasil tem 103 anos, é capitaneada pelo mestre-embaixador Sebastião Vitor Rosa, folião desde os três anos de idade e orgulhoso de dar continuidade à tradição familiar de celebrar os reis magos. Há duas décadas o grupo realiza a jornada natalina  em bairros da cidade de Campinas.

Na gastronomia, barracas com lanches de pernil e de linguiça, cachorro-quente, porções de batata e mandioca. Para finalizar, o tradicional doce de abóbora com coco feito no tacho de cobre. Serão aceitos cartões de crédito e débito.

Esta edição contará com um ônibus gratuito para o evento, para as pessoas que se interessarem. O transporte foi cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo por meio do Departamento de Turismo. A saída será do Posto de Informação Turística Elvino Filho Silva localizado em Sousas (Praça Dr Cássio Raposo do Amaral, s/n – Av. Antônio Carlos Couto de Barros, s/n – Sousas) às 16h. O retorno será no mesmo local às 20h.

Só serão aceitos passageiros que fizeram a inscrição antecipada pelo fone (das 9h às 17h – até o dia 17 de outubro). São 40 lugares. As inscrições poderão ser feitas somente pelo telefone: (19) 2116-0724. (Carta Campinas com informações de divulgação)

2º Astro Folk
Quando: 18 de outubro de 2014 (sábado)
Horário: das 15h às 22h.
Local: Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” – Estrada das Cabras, s/n, Joaquim Egídio
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00 (estudante / professor), gratuito (até 6 anos e maiores de 60).
Informações: (19) 3298-6566