Ícone do site Wordpress Site

Virada Cultural em Campinas terá todas as artes no teatro, na praça, na rua

A 8ª edição da Virada Cultural Paulista, considerada o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo, acontecerá este ano em dois finais de semana, 24 e 25 de maio, e 31 de maio e 1º de junho, em 28 municípios diferentes. São 24h de programação cultural diversificada e gratuita.

Em Campinas, a Virada acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho em diversos locais da cidade. Além da programação oficial do município, que acontecerá no teatro Castro Mendes e no Largo do Rosário, haverá uma programação complementar do município que acontecerá na Estação Cultura, e uma programação complementar realizada pelo SESC Campinas.

Outra novidade da edição desse ano são as intervenções urbanas que acontecerão durante a programação da Virada.  Nas intervenções há lugar garantido para a arte circense com apresentações do Circo Além da Lona, Resgatando o Circo, Cia. do Circo, Família Burg, Lona das Artes, Costelinha Circo Show, Los Circo Los e Mala dos Mamulengos.

A cultura popular e os ritmos do samba brasileiro e do maracatu e axé africanos também estarão presentes com os grupos e blocos  União Altaneira, Caixeiras da Nascente, Afoxé Ibaô, Maracatucá e o tradicional Urucungos, Puitas e Quijengues.

A dança misturada ao espaço urbano e se constituindo a partir de uma interação estética com este se fará presente com as apresentações da Seis + 1 Cia de dança, do Núcleo Artístico Confraria dos Ventos e do grupo Soniquete Arte Flamenca.

Na programação oficinal e complementar há muita música, começando pela Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo que abre a programação da Virada com uma apresentação do Teatro Castro Mendes no dia 31, às 18h. Com sua formação peculiar que une a orquestra nos moldes eruditos a uma big-band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar, a Jazz Sinfônica tem sido protagonista na criação de uma nova estética orquestral brasileira, dando um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal.

O teatro se faz presente com atrações como a apresentação do espetáculo “Adormecidos”, com a Cia. Os Satyros, de São Paulo. O espetáculo é baseado em um texto do norueguês Jon Fosse e aborda a temática dos relacionamentos e a maneira como cada indivíduo projeta as suas próprias aflições e anseios em seu parceiro. 

No Largo do Rosário uma das atrações é o “Curta Pontos MIS” que exibirá diversos curta-metragens, dentre eles “Amor de Thanatos”, “Nina”, “Um Dia…E Logo Depois Um Outro”, “Moto-Perpétuo”, “Linha do Mar”, “Paleolito”, “Destimação”, “O Gigante” e “A Ilha”.  Ainda no Largo do Rosário algumas apresentações musicais merecem destaque como a da Orquestra Contemporânea de Olinda com sua percussão e sopros (com um quarteto de tuba, sax, trompete e trombone), além do baixo, microkorg, guitarra, rabeca e um duo de vozes masculinas, numa formação surpreendente e nada convencional; e também a apresentação da cantora Baby do Brasil.

Na programação completar da Estação Cultura destaca-se a música popular com artistas de Campinas como Andreia Preta, Tatiana Rocha, Carol Ladeira, o grupo Flautins Matuá, além de Tony Tornado e Chico César.

A programação complementar do Sesc Campinas traz música, um sarau de literatura, teatro infantil, além de artes visuais com a exposição “Inventando Modas”, onde serão criadas cinco diferentes cidades imaginárias, cada qual representada por uma coleção de três “looks”.

A programação completa com detalhes de cada atração pode ser conferida AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile