A empresa Monsanto afirmou que não produz a semente ‘terminator’ ou estéreis. O comunicado foi enviado ao Carta Campinas após publicação de notícia sobre a manifestação em Campinas, programada para este sábado. Veja texto da Monsanto:

 

Monsanto protesto
Cartaz de garota em protesto: “Vida: patenteada por Deus”

Por meio da biotecnologia moderna, é possível desenvolver culturas que não produzam sementes germináveis ou que produzam sementes estéreis com genes específicos desativados. Gene Use Restriction Technology – GURT (Tecnologia de Restrição no Uso do Gene) inclui uma gama de tecnologias empregadas, destinadas a limitar o uso ou propagação de um material genético específico.

A tecnologia de sementes estéreis é um tipo de GURT na qual as sementes produzidas por essa cultura não germinarão. Denominada “tecnologia terminator” na imprensa popular, muitos expressaram preocupação de que as sementes estéreis pudessem representar uma ameaça à sobrevivência de pequenos agricultores em países em desenvolvimento, pois há séculos, esses produtores têm salvado sementes para cultivar na próxima safra.

A Monsanto nunca desenvolveu nem comercializou sementes estéreis. Em 1999, ao compartilhar muitas das preocupações dos pequenos agricultores, a Monsanto se comprometeu a não comercializar tecnologia de sementes estéreis de culturas alimentícias. Permanecemos firmes em nosso compromisso. Não temos nenhum plano ou pesquisa que viole esse compromisso.

É verdade que as GURTs oferecem certos benefícios. Essa tecnologia pode ser usada para limitar o uso ou propagação de um material genético específico na agricultura. Por exemplo, criadores de tecnologia podem investir em características benéficas e utilizar as GURT para garantir que características específicas sejam disponibilizadas apenas para produtores que desejem pagar e utilizá-las. As GURTs também podem auxiliar no manejo de culturas geneticamente modificadas oferecendo um meio para garantir que o material genético biotecnológico somente esteja presente nas culturas pretendidas. A Monsanto vê tanto os aspectos positivos quanto negativos da GURT e compreende que há algumas aplicações que não envolveriam sementes estéreis, mas que seriam benéficas para pequenos agricultores. Por exemplo, é possível criar variedade nas quais os agricultores podem salvar e plantar sementes, sendo que a semente resultante não carregue a característica biotecnológica.

Caso a Monsanto decidisse prosseguir na área das GURTs, faria isso consultando especialistas e stakeholders, incluindo as ONGs. Nosso compromisso de proteger os pequenos agricultores e nossa promessa de não comercializar tecnologia de sementes estéreis será mantido. (Carta Aberta do CEO da Monsanto Robert B. Shapiro para o Presidente da Fundação Rockefeller Gordon Conway e Outros)