Manifestantes fazem neste sábado (24), às 13h,  um ato contra a empresa Monsanto, de herbicidas e alimentos geneticamente modificados. A empresa é conhecida por produzir o herbicida glifosato (Roundup) e também  sementes geneticamente modificadas chamadas de ‘terminator”. Essas sementes geram a planta, mas esta planta gera sementes estéreis. Assim, o agricultor perde a autonomia na plantação e é obrigado a comprar novas sementes da empresa, ficando dependente. A empresa afirma que não produz sementes ‘terminator’ ou estéreis. Veja Comunicado.

Monsanto manifestação
Evento contra a Monsanto acontece em vários locais do mundo

O ato é em comemoração ao Dia Internacional de Ação contra a Monsanto. Ele foi convocado em 2013 no sábado, dia 25 de maio e para 2014 no sábado 24 de maio. Entre as preocupações dos manifestantes estão a segurança alimentar, o favorecimento político, os impactos ambientais, a destruição de meios de subsistência e independência dos agricultores, a contaminação das plantações e a falta de rotulagem dos alimentos.

“Provavelmente a comida que você comeu hoje estava contaminada com os produtos químicos e organismos geneticamente modificados da Monsanto sem identificação no rótulo e o impacto sobre a sua saúde é uma enorme experiência científica. A megacorporação multinacional de biotecnologia Monsanto controla grande parte do abastecimento de alimentos do mundo, em detrimento da soberania alimentar. Mais de 250 marchas estão sendo organizadas contra a Monsanto ao redor do mundo, em 33 países e em seis continentes. É a vez de Campinas se reunir pacífica e amigavelmente numa manifestação”, afirma a página do facebook chamada Marcha contra a Monsanto. Ato programado para ser no Centro de Convivência de Campinas. (Carta Campinas)