Uma pesquisa do Procon Campinas constatou que a variação de preço de um mesmo produto de ovos de páscoa em estabelecimentos diferentes pode chegar a até 160,84%. A parceria foi feita em conjunto com a Fundação Procon.

Ovos de páscoa
Pesquisa foi feita em 15 estabelecimentos comerciais

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de abril em dez estabelecimentos comerciais da cidade. Os técnicos do Procon pesquisaram 139 itens, entre ovos de chocolate e colomba pascal. Entre as colombas, a pesquisa apontou que a maior diferença foi de 104%.

Entre os 139 itens pesquisados, Carrefour, Enxuto e Pague Menos foram os estabelecimentos com maior número de itens igual ou menor que o preço médio. Já Lojas Americanas e Paulistão apresentaram os menor número de produtos com preço inferior à média.

A diretora do órgão, Lúcia Helena Magalhães, aconselha que o consumidor compare preços, leia as informações do rótulo, verifique as condições de armazenamento desse produto, que não deve ser acomodado próximo de produtos de limpeza, de fonte de calor e de odor forte, observe se o produto está na validade, se o rótulo apresenta a identificação do fabricante ou importador e se há recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor, especialmente nos casos em que há brinquedos, cuja embalagem deve informar a idade mínima recomendável.

Lembrando que os ovos de chocolates que contiverem brinquedos devem possuir o selo de identificação do Inmetro.

Além da pesquisa, o Procon realizou uma operação fiscalizatória, entre os dias 8 e 9 de abril, em 15 estabelecimentos comerciais, e atuou dois por comercializarem produtos que não informam se há ou não glúten no produto e por comercializar brinquedos sem mensagem de advertência, respectivamente. (Carta Campinas com informações de divulgação)