Como parte da Programação Semanal Gratuita do Teatro SESI Amoreiras acontece neste sábado, 23 de novembro, a Oficina Literária “O conto, ponto por ponto” destinada a professores e à comunidade em geral. A Oficina será ministrada pelo escritor João Anzanello Carrascoza e acontecerá das 8h às 12h ou das 13h às 17h na sala de multipluso do teatro. Há vagas para um total de até 30 participantes e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Lygia Fagundes Telles se destaca como uma das principais contistas da literatura brasileira
Lygia Fagundes Telles se destaca como uma das principais contistas da literatura brasileira

A proposta da Oficina é mostrar um pouco da natureza do conto. Diferente do romance que é irrigado por vários rios-histórias, o conto é apenas um riacho. Gênero que exige economia, ritmo e tensão, o conto, desde a primeira linha, como nos lembra Antonio Skarmeta, chama, acena e convoca para o final.

O objetivo da oficina é, neste sentido, apresentar as diversas modalidades da narrativa breve atual, discutir seu processo de criação e motivar os participantes, com exercícios de sensibilização, a mover as águas de seus riachos ficcionais. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

* João Anzanello Carrascoza é escritor, redator de propaganda e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação. Publicou os livros de contos O vaso azul, Dias Raros, O volume do silêncio, Espinhos e alfinetes, Amores mínimos e Aquela água toda, entre outros, além de novelas para o público infanto-juvenil. Dos prêmios que recebeu destacam-se Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação do Livro Infantil e Juvenil, Fundação Biblioteca Nacional, Jabuti e APCA.