A Lenovo, fabricante de computadores, anunciou hoje que irá investir aproximadamente R$ 200 milhões em um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de software de última geração na cidade de Campinas, em São Paulo.

A instalação, que deve gerar cerca de 100 empregos, representa o primeiro centro de P&D da Lenovo voltado para o desenvolvimento de software.
O centro de P&D da Lenovo será instalado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, localizado no campus de Campinas da Universidade, localizado a cerca de 100 km da capital paulista. O projeto recebeu o apoio da Investe São Paulo, a agência de fomento a investimentos do Estado, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
O centro de P&D em Campinas é o primeiro do gênero da Lenovo e irá focar em inovação de soluções de software de empresas e tecnologia de servidores high-end, armazenamento de dados e tecnologias em nuvem.
Nos próximos anos, estima-se que a instalação terá a possibilidade de gerar 220 empregos para desenvolvimento de alto nível. As operações estão programadas para iniciar em Janeiro do ano que vem.
A Lenovo pretende oferecer bolsas de estudo para equipes de pesquisa da universidade, conforme acordo com a Unicamp.
Em julho do ano passado, o Presidente da Lenovo Brasil, Dan Stone, havia anunciado que a empresa iria investir cerca de R$ 60 milhões na cidade de Itu para instalar uma fábrica e um centro de distribuição de vários modelos de PCs. A fábrica emprega atualmente 700 pessoas, devendo chegar a mais de 2.000 quando alcançar a capacidade máxima. (Carta Campinas com informação de divulgação)