Um estudo divulgado esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente aos dados do Censo Demográfico 2010 sobre Aglomerados Subnormais e Informações Territoriais mostrou que Campinas tem o dobro de moradores em favelas em relação ao restante do país.
A média nacional está em torno de 5%, enquanto em Campinas atinge 12,9%, com cerca de 150 mil pessoas morando em condições em aglomerados subnormais.
Para o IBGE, os aglomerados subnormais são assentamentos irregulares conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos e palafitas, entre outros.
A pesquisa usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Censo e da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), todos feitos pelo IBGE. A pesquisa também mostrou uma evolução socioeconômica nas favelas, que, de 2003 a 2013, deixou de ter 65% de sua população na classe baixa para ter essa mesma proporção na classe média.
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…