Vereador Paulo Bufalo
Vereador Paulo Bufalo

O vereador Paulo Bufalo protocolou uma representação no Ministério Público de São Paulo (MPSP), contra o aumento abusivo nas contas de água da Sanasa, empresa de capital misto que cuida do saneamento básico de Campinas. Caso persista o reajuste de 11,98% para o próximo mês, em pouco mais de um ano as contas terão aumentado 33,14%. Bufalo já havia entrado com representação conta aumento anterior.

Segundo o vereador, o aumento é um descalabro total, num contexto em que a população foi convocada a economizar água e atendeu economizando em média 20% do consumo. Em 2014 a empresa aplicou dois aumentos na tarifa de água, em janeiro 6,63 % e em fevereiro mais 11% com a mudança na cobrança do esgoto chegando a 18,9%.

Ele lembra que muitos consumidores, mesmo economizando não tiveram qualquer benefício financeiro pois, continuaram pagando pelo volume mínimo de 10 metros cúbicos. A Sanasa também é alvo de pedido de investigação por ser suspeita de manter um cabide de empregos com altos salários.

O novo reajuste foi solicitado, ainda em 2014, pela Sanasa à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES – PCJ, que acatou prontamente o pedido, mesmo sabendo que 11,98% extrapola em 100% os índices inflacionários do período.

Além disso, Paulo Bufalo questiona a capacidade técnica da Agência Reguladora para análise do reajuste e a legalidade da criação do Conselho de Regulação e Controle Social do Município de Campinas que aprova os pareceres do Agência, criado por decreto e sem qualquer participação popular.

“Solicitamos ao MP que ofereça Ação Civil com pedido de liminar anulando o reajuste abusivo, uma auditoria que ateste a capacidade técnica da Agência e uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o decreto de criação do tal Conselho, que de social não tem nada.” destacou Paulo Bufalo.