Cesar Camargo Mariano leva jazz, samba e improviso a edição especial do Alma Sonora

(foto divulgação)

O projeto Alma Sonora promove uma edição especial com o pianista, compositor, arranjador e produtor Cesar Camargo Mariano, que sobe ao palco ao lado do baixista André Vasconcellos em duas sessões na mesma noite, nesta quarta-feira (30/9) às 20h e às 22h30, no Alma Campinas.

A proposta parte do diálogo entre piano e baixo para construir um repertório que atravessa o jazz, o pop norte-americano e a música brasileira, não em uma sequência de clássicos, mas em um encontro que abre espaço para a interação entre os músicos, com improvisos, grooves e diferentes possibilidades de interpretação.

Aos 81 anos, Cesar Camargo Mariano reúne uma trajetória que atravessa algumas das transformações mais importantes da música popular brasileira. Ainda adolescente, ganhou destaque pelo domínio do piano e pelo ritmo suingado, participando de formações que marcaram a música instrumental dos anos 1960, como o Sambalanço Trio e o Som Três.

Sua atuação, porém, foi muito além dos palcos. Como arranjador, produtor e diretor musical, Cesar esteve envolvido em trabalhos de nomes como Wilson Simonal e Elis Regina. Foi aos 27 anos que participou de um dos discos mais emblemáticos da música brasileira: “Elis & Tom”, de 1974, no qual atuou como arranjador, pianista e diretor musical.

Ao longo das décadas, seu trabalho se estendeu a artistas como Tom Jobim, Chico Buarque, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Nara Leão, Gonzaguinha, Gal Costa, João Bosco, Rita Lee e Simone. Também construiu uma trajetória própria como compositor e intérprete, com mais de 200 composições e 30 discos lançados.

Na música instrumental, um dos trabalhos mais lembrados é “Samambaia”, parceria com o violonista Hélio Delmiro, álbum que se tornou referência entre os registros brasileiros do gênero. É desse percurso entre criação, arranjo, acompanhamento e improvisação que parte a apresentação em Campinas.

Ao lado de Cesar estará André Vasconcellos, que transita entre o baixo acústico e o elétrico e tem atuação em diferentes formações da música brasileira. A dupla propõe uma noite em que o repertório serve como ponto de partida para a conversa musical entre piano e baixo.

Serviço

Data: 30 de setembro de 2026 (quarta-feira)
Horário: 20h (1ª sessão) e 22h30(2ª sessão)
Local: Alma Campinas
Endereço: Rua Sampainho, 164, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: R$ 228,26, mais taxa, à venda on-line pelo Sympla para a 1ª sessão pelo link e para a 2ª sessão pelo link


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente