
O concerto “Armoriando”, com a violinista Ana de Oliveira e o violonista e compositor Sérgio Raz, mergulha no universo da música armorial e homenageia o legado do escritor Ariano Suassuna neste sábado, 25 de julho, na Rabeca Cultural, em Sousas, Campinas.
O Movimento Armorial, foi criado em Pernambuco nos anos 1970 por Suassuna para valorizar as raízes culturais brasileiras com o diálogo entre as tradições populares e a música de concerto. O repertório do show reúne obras de nomes fundamentais do movimento, como Antônio Madureira e Clóvis Pereira, além de composições autorais de Sérgio Raz.
A apresentação propõe um percurso por sonoridades marcadas pela influência das manifestações do Nordeste, dos romances populares, da música de tradição oral e das referências medievais presentes na proposta estética idealizada por Suassuna.
A relação de Sérgio Raz com o Movimento Armorial é direta. O músico atuou durante oito anos ao lado de Suassuna nas célebres aulas-espetáculo realizadas pelo escritor em diferentes regiões do país. Ao longo da carreira, também participou de projetos dedicados ao tema, como os álbuns “Segundo Romançário”, ao lado de Antônio Madureira, e “Concerto Armorial”, gravado com a Orquestra de Câmara de Pernambuco.
Formado em 2018 durante o MIMO Festival de Olinda, o duo Ana de Oliveira e Sérgio Raz consolidou-se como uma das principais referências contemporâneas na interpretação e divulgação da Música Armorial. O trabalho resultou em dois álbuns: “Carta de Amor e Outras Histórias” (2019), dedicado a composições de Sérgio Raz e Egberto Gismonti, e “Armoriando” (2023), lançado pelo Selo Sesc e inteiramente voltado ao repertório armorial.
Além dos discos, os músicos participam da circulação da exposição “Armorial 50”, que percorre diferentes capitais brasileiras, e já se apresentaram em espaços como Sala Cecília Meireles, Blue Note São Paulo e Rio de Janeiro, Casa do Choro e Centro Cultural Banco do Brasil. A estreia internacional ocorreu em Portugal, em 2019. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 25 de julho de 2026 (sábado)
Horário: 20h
Local: Rabeca Cultural
Endereço: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP
Ingressos: R$ 40,00 (meia e meia social, com a doação de 1kg de alimento não perecível ou um livro) e R$ 80,00 (inteira), à venda antecipadamente pelo WhatsApp (19) 99720-6186 até 17h do dia do show ou diretamente na portaria a partir das 19h
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




