Parque Oziel terá exibição de cinema ao ar livre movida a energia solar

cinema ao ar livre
(imagem divulgação)

 O Instituto CPFL promove, neste sábado (30/5), a partir das 18h30, sessões gratuitas de cinema ao ar livre no Parque Oziel, em Campinas. Iniciativa apoiada pela frente Circuito CPFL, o CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, estaciona pelo segundo ano consecutivo na comunidade com uma ação que aborda temas como sustentabilidade, ciência e tecnologia.

Na telona, serão exibidos curtas-metragens e a animação chinesa “Ne Zha 2 – O Renascer da Alma”. Os filmes contam com recursos de acessibilidade e, durante o evento, haverá distribuição gratuita de pipoca. O evento será realizado no Centro de Lazer Parque Oziel e, em caso de chuva, transferida para a Quadra da EMEF Oziel Alves Pereira.

A curadoria dos filmes aproxima o Brasil da China, país que vem se consolidando como uma potência global da animação. A exibição da produção chinesa “Ne Zha 2”, que acompanha a trajetória de um menino mítico com poderes mágicos, é inspirada na mitologia chinesa, integra as atividades da 10ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China.

A frente busca promover a integração entre os dois países por meio de atividades, eventos, espetáculos e produções audiovisuais capazes de despertar curiosidade, ampliar perspectivas e celebrar a diversidade cultural. O CineSolar especial também está alinhado à agenda do Ano Cultural Brasil-China, estabelecida pelos governos das duas nações, que prevê, ao longo de 2026, uma programação diversa com espetáculos, exposições, concertos e ações de intercâmbio cultural.

Presença contínua na comunidade

O retorno do CineSolar ao Parque Oziel faz parte uma estratégia de fortalecimento territorial do Instituto CPFL, que reúne diferentes projetos sociais em territórios prioritários com o objetivo de ampliar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento local. O Parque Oziel, que desde 2024 recebe projetos de iniciação ao futebol, cultura e incentivo à leitura, também passou a contar, neste mês, com um núcleo da Escola Olodum Campinas, o primeiro do Estado de São Paulo, e com o primeiro Núcleo de Dança Cisne Negro fora da capital paulista. Juntas, todas essas iniciativas beneficiam cerca de 1,8 mil crianças e jovens da comunidade campineira.

“Nosso objetivo é construir uma presença contínua e transformadora nos territórios em que atuamos, ampliando o acesso à cultura, ao esporte e a experiências que contribuam para o desenvolvimento das comunidades. Levar o CineSolar novamente ao Parque Oziel reforça esse compromisso e cria mais uma oportunidade de encontro, convivência e inspiração para crianças, jovens e famílias da região”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

O protagonista do CineSolar é o seu furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e transporta toda a estrutura do cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração feita com materiais reciclados e objetos interativos, como laser e bola de plasma, o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

“Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Por isso, o CineSolar oferece acesso gratuito a um cinema movido a energia solar e ao ar livre. A ideia é trazer consciência ambiental de forma leve e lúdica. Nossa sessão vai além de assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

Com o apoio do Circuito CPFL, no primeiro semestre de 2026, o CineSolar passa por diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais. Depois, segue para outros estados.

Esquenta para a Copa e atendimento à população

No mesmo dia, a partir das 9h, a comunidade será convidada para uma intervenção artística com temática da Copa do Mundo no Centro de Lazer Parque Oziel, espaço que receberá a sessão de cinema ao ar livre. A ação será conduzida pelo artista plástico e urbano Leandro Kranium, responsável por um importante projeto de revitalização e conscientização por meio do grafite em muros de subestações de energia da CPFL Paulista na região de Campinas.

Além disso, das 14h às 17h, a agência móvel da CPFL Paulista, a “Paulistinha”, estará presente no local oferecendo suporte e esclarecimento de dúvidas para a comunidade.

O destaque da ação será o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) – que garante descontos na conta de luz para famílias de baixa renda e foi recentemente ampliada por nova legislação Federal. Estima-se que cerca de 98 mil famílias da região de Campinas ainda possam ser incluídas no programa.

“Com a ampliação da Tarifa Social, muitas famílias de Campinas e região têm direito ao benefício e ainda não estão cadastradas. Nosso objetivo é a busca ativa por essas pessoas, facilitando o processo, aproximando ainda mais a companhia da população e garantindo um atendimento ágil, prático e com qualidade reconhecida”, afirma Talita Pinotti, gerente de Relacionamento com o Cliente da CPFL Paulista.

Na van também será possível acessar outros serviços, como emissão de segunda via de conta, parcelamento de débitos, alteração de titularidade e solicitação de religação. Haverá ainda a distribuição de materiais informativos e orientações sobre o uso consciente e eficiente de energia.

SERVIÇO – CINESOLAR NO PARQUE OZIEL

Sessões de Cinema

(filmes com recursos de acessibilidade)

Data: Sábado (30/05)

Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas-metragens

    19h30 – 2ª sessão: ‘Ne Zha 2 – O Renascer da Alma’

Entrada: livre – não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Centro de Lazer Parque Oziel – Rua José Pereira dos Santos, 366 – Parque Oziel – Campinas/SP

Local em caso de chuva: Quadra da EMEF Oziel Alves Pereira – Rua Fauze Selhe, s/n – Parque Oziel

 


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente