Categories: Economia Política

Quase unanimidade, fim da escala 6×1 tem apoio de 82% dos brasileiros até 40 anos

(foto paulo pinto – ag brasil)

Levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 82% dos brasileiros de 16 a 40 anos são a favor do fim da escala 6×1, sem redução salarial. Na média geral, considerando todas as faixas etárias, 63% dos brasileiros defendem o fim da escala 6×1, independentemente da questão salarial.

A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (12), entrevistou 2.021 pessoas com 16 anos ou mais, nas 27 unidades da federação, entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Faixas etárias
De acordo com a pesquisa, 31% dos jovens de 16 a 24 anos (Geração Z) são totalmente favoráveis ao fim da escala 6×1, independentemente de a medida ter ou não impacto o pagamento dos trabalhadores; 47% deles disseram que são favoráveis se a proposta não ocasionar diminuição salarial; e 4% são favoráveis sem ter opinião formada sobre a manutenção ou redução dos salários. No total, 82% dos entrevistados dessa faixa etária defenderam o fim do 6×1, se não houver alteração no salário.

Já 35% dos brasileiros entre 25 e 40 anos (millennials) são totalmente favoráveis ao fim do 6×1, independentemente de isso impactar ou não o pagamento dos trabalhadores. Segundo os dados, 42% são favoráveis se a medida aprovada não implicar redução salarial. Há ainda 5% que se dizem favoráveis, mas ainda sem ter opinião formada sobre a condicionante (manutenção ou redução dos salários). No total, 82% são favoráveis ao fim do 6×1, sem queda na remuneração.

A aprovação do fim da escala 6×1 cai para 62%, no entanto, entre os brasileiros de 41 a 59 e, para 48%, entre a população com mais de 60 anos.

CEO da Nexus, Marcelo Tokarski destaca que há um grupo relevante de pessoas que apoia o fim da escala 6×1, mesmo com a diminuição da remuneração. “Há um grupo menor, mas relevante, que apoia o fim da escala independentemente do impacto salarial, o que sugere uma mudança de valores em relação ao trabalho”, destaca. (Bruno Bocchini – Ag. Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

Jo Mayasi Quarteto apresenta encontro musical entre Angola e Brasil no show ‘Jazz Internacional’

(foto jessica dreier - divulgação) O Jo Mayasi Quarteto apresenta o show "Jazz Internacional" neste…

29 minutes ago

Fofoqueiros red pill estão na raiz do aumento da violência contra a mulher

(imagem chatgpt) Durante muito tempo se dizia que as mulheres eram fofoqueiras, mas agora se…

16 hours ago

Erika Hilton pede ação contra discurso transfóbico de Ratinho em concessão de TV aberta

(foto lula marques - ag brasil) A deputada federal Erika Hilton apresentou, nesta quinta-feira (12/3),…

22 hours ago

Projeto Terror em Cena mostra bastidores da criação em ensaios abertos de dança contemporânea

(foto paula adrielly - divulgação) Como nasce um espetáculo de dança contemporânea? Para responder a…

23 hours ago

Cineasta de Campinas faz oficinas gratuitas de direção de fotografia e lança novo curta

Cena de "Monstro do Sertão" (foto gabriel justo - divulgação) A cineasta Helen Quintans, diretora…

24 hours ago

Casa de Vidro recebe exposição que retrata país ameaçado pelo avanço do mar

(foto genivaldo amorim - divulgação) Após uma temporada na Pinacoteca de São Bernardo do Campo,…

1 day ago