O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que há mais de 25 anos oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, em Campinas, abre inscrições para interessados em participar da seleção para estudar na instituição no primeiro semestre de 2026. Ao todo são 160 novas vagas, com inscrições on-line entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
As vagas são para os cursos de acordeon, bateria, canto, cavaquinho, contrabaixo, coro adulto, coro infantil, escaleta, flauta doce, flauta transversal, musicalização, saxofone, teclado, trompete, violoncelo, violão e violino, com aulas presenciais.
O link do formulário para inscrição estará disponível no site do Instituto Anelo (anelo.org.br/vagas2026) entre as 8h do dia 5 (quinta-feira) e as 23h59 do dia 7 (sábado). Interessados sem acesso à internet poderão preencher o formulário na sede do Anelo nesses mesmos dias das 9h30 às 12h.
A lista de selecionados será divulgada no dia 13 de fevereiro (sexta-feira), no site do Anelo e as aulas começam na semana do dia 2 de março. Terão preferência no preenchimento das vagas os grupos socialmente minorizados, pessoas em situação de vulnerabilidade social, com deficiência e moradores do distrito do Campo Grande.
O Instituto Anelo é um projeto intergeracional: a idade mínima para participar dos cursos é de 5 anos, mas não há limite máximo para o aprendizado. No formulário de inscrição serão informados os dias da semana e horários das turmas com vagas disponíveis e as idades às quais se destinam.
Embora as aulas oferecidas pelo Anelo sejam gratuitas, no ato da matrícula o aluno deverá adquirir uma camiseta, no valor de R$ 50,00, para ser usada como uniforme, sempre que o aluno estiver em atividade na entidade (aulas e apresentações).
Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo já beneficiou, ao longo de 25 anos de atividades, mais de 15 mil pessoas em seus projetos. Alguns deles tornaram-se músicos profissionais e professores, inclusive lecionando na própria instituição e assumindo a coordenação das iniciativas. A entidade tem a própria big band, a Orquestra Anelo, e conta com grupos artísticos e de representatividade formados por professores e colaboradores do projeto que representam a instituição em eventos e festivais. Suas atividades são mantidas por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, de forma direta ou via leis de incentivo. Atualmente, o Anelo trabalha com cinco projetos.
Brincando com os Sons – Iniciação musical para crianças a partir de 5 anos.
Instrumentos Orquestrais – Ensino de violino, sopros de madeira e de metais para crianças, adolescentes e jovens a partir de 8 anos.
Instrumentos Diversos – Ensino de instrumentos de cordas dedilhadas, percussivos e de teclas a crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos.
Práticas Musicais Coletivas – Compreende os coros Infantil, Juvenil e Adulto, Grupo de Sanfona, de Violão e de Percussão. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 5 a 7 de fevereiro de 2026 (quinta-feira a sábado)
Inscrições: pelo formulário on-line no site do Anelo entre 8h do dia 5 e 23h59 do dia 7, ou na sede do instituto (Rua Vicente de Marchi, 718, Jardim Florence I, Campinas-SP) nesses mesmos dias das 8h30 às 11h
Mais informações sobre as inscrições ou doações: pelo email contato@anelo.org.br
Danças para navegar nos sonhos, por Cova França (Divulgação) Um palco totalmente voltado à celebração…
(foto mauro machado - divulgação) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quinta-feira, 5 de…
(imagem matheus ferrero - pxl) O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação…
(foto CMC) A Câmara Municipal de Campinas vota na sessão desta quarta-feira, 4 de fevereiro,…
Bowie em "O Homem que Caiu na Terra" (foto divulgação) Conhecido como o Camaleão do…
(foto Eduardo CMV - divulgação) Unindo teatro, música popular brasileira e a cultura nordestina, o…