Maior doador eleitoral de Bolsonaro e de Tarcísio deve comparecer à CPMI do INSS

(imagem reprodução art)

O empresário e pastor evangélico Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master (conhecido como Banco do Centrão), que foi preso temporariamente na segunda fase da Operação Compliance Zero, deverá comparecer na CPMI do INSS, que apura os descontos na folha dos aposentados, que foram possíveis a partir de um afrouxamento da legislação durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

O empresário Zettel havia sido preso de forma temporária porque tentava embarcar em um voo para os Emirados Árabes Unidos. Zettel foi o maior doador das campanhas de Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro em 2022. Ele doou R$ 3 milhões para Bolsonaro e R$ 2 milhões para Tarcísio de Freitas. A prisão de Zettel ocorreu para impedir que ele saísse do país e deve ter duração de apenas um dia, com o objetivo de adotar outras medidas para evitar a fuga.

Nesta quarta-feira, 14, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou uma lista de igrejas e líderes evangélicos que tiveram pedidos de convocação, convite ou transferência de sigilo apresentados na CPMI do INSS. E Fabiano Campos Zettel está com requerimento para comparecer à CPMI, quando o Congresso voltar do recesso parlamentar.

O convite foi feito pelo o senador Rogério Correia (PT-MG), que afirma que a oitiva com Zettel é “essencial para identificar sua proximidade com os envolvidos no escândalo e compreender a possível participação dos Golden Boys em instituições religiosas e financeiras”.

Quatro igrejas evangélicas tiveram o pedido de sigilo bancário quebrado. São Adoração Church, Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo, Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch) e Igreja Evangélica Campo de Anatote.

Entre os pastores, há também convite a Cesar Belucci do Nascimento, líder religioso; convocação de André Machado Valadão, líder religioso, para prestar depoimento; quebra de sigilo de André Machado Valadão; convite a Péricles Albino Gonçalves, líder religioso e convite a André Fernandes, líder religioso.
Alguns dos pedidos já foram aprovados e outros ainda precisam passar pela análise dos membros da comissão. (Com informações do G1)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente