Categories: Mais

Sob acusações de atropelo democrático, Unicamp aprova autarquização da saúde em sessão virtual

(foto reprodução – instagram)

Sob protestos e forte contestação interna, o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, nesta quinta-feira (18), em sessão virtual, o envio ao governo do Estado de São Paulo do projeto que propõe a autarquização da área da saúde da universidade. A decisão foi tomada após uma sequência de adiamentos, protestos e acusações de atropelo democrático por parte de estudantes, trabalhadores e entidades representativas.

A proposta, que deveria ter sido votada na terça-feira (16), acabou suspensa naquele dia depois que um movimento organizado por trabalhadores e estudantes ocupou o Conselho Universitário em protesto contra a medida. O grupo critica a autarquização do complexo hospitalar, que reúne o Hospital das Clínicas da Unicamp, o Caism e outras unidades, apontando riscos de privatização, perda de controle e de autonomia e precarização das condições de trabalho.

Mesmo diante da mobilização, a Reitoria optou por levar a votação adiante de forma remota, decisão que acirrou as críticas. A vereadora Mariana Conti (PSOL) afirmou que o processo aconteceu de “forma antidemocrática e atropelada, em conluio com o governador privatizador Tarcísio de Freitas”.

Segundo ela, a medida representa um ataque ao patrimônio público e aos trabalhadores da saúde. A parlamentar informou que acionou o Ministério Público, junto com a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL), pedindo a suspensão imediata do processo por meio de uma ação civil pública.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também reagiu duramente, acusando a Reitoria de conduzir a votação de forma “golpista”, sem permitir que todos os representantes discentes votassem e sem garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. Para o DCE, a condução da sessão esvaziou o papel do Conselho Universitário como espaço deliberativo, transformando-o em instância de mera homologação de decisões já tomadas.

A tensão se estendeu aos trabalhadores da universidade. O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) convocou assembleia geral para esta sexta-feira (19), em frente ao HC, em meio à greve deflagrada contra a autarquização. A entidade defende que a proposta aprovada ignora a gravidade do momento, marcado pelo aumento das denúncias de precarização e pela falta de garantias concretas aos profissionais da saúde.

Após a aprovação do envio do projeto, os conselheiros passaram a discutir a minuta que será encaminhada ao governo estadual. Segundo a Reitoria, o texto prevê seis pontos centrais, entre eles a manutenção do atendimento 100% via SUS, a indicação dos dirigentes da futura autarquia pela própria Unicamp, a preservação do orçamento da universidade e a garantia dos direitos dos funcionários da saúde. Também foi anunciada a intenção de negociar a extensão dessas garantias aos trabalhadores da Funcamp.

Apesar dessas promessas, críticos avaliam que a pressa na tramitação, somada à ausência de debate amplo e presencial, compromete a legitimidade da decisão. O projeto ainda precisará passar pela Assembleia Legislativa de São Paulo, mas, dentro da universidade, o clima é de desconfiança e mobilização contínua contra o que muitos veem como um passo decisivo rumo à privatização velada da saúde pública universitária.

Carta Campinas

Recent Posts

Escandaloso Power Point da Globo News tenta reviver campanha de manipulação jornalística

Bem-vindos, voltamos a 2015/2016 Por Jeferson Miola Assim como aconteceu em 2015/2016, se o governo não…

5 hours ago

Pretas Leituras: encontro aborda a dança negra de matriz BaNtu como expressão cultural

(foto joão almeida - divulgação) O Coletivo Pretas Leituras promove, no sábado, 21 de março,…

21 hours ago

Exposição multimídia no MIS Campinas mostra os bastidores do curta ‘Laika, Tito e o Universo’

( curta Laika, Tito e o Universo - foto Leandro Silva de Oliveira - divulgação)…

21 hours ago

Pesquisa da Unicamp revela como a epidemia da desinformação antivacina se prolifera no Telegram

Um grupo multidisciplinar reunido pelo Laboratório de Inteligência Artificial Recod.ai, da Unicamp, mergulhou nas redes…

1 day ago

‘Movimentos do Amor’ destaca a arte feita por mulheres com samba-canção, cena e poesia

(foto dalton yatabe - divulgação) O espetáculo musical "Movimentos do Amor" encerra sua temporada neste…

1 day ago

Encontro de Mulheres Negras quer ampliar a presença da mulher nos espaços de decisão

(foto crias de eva - divulgação) Neste domingo, 22 de março a partir das 14h,…

1 day ago