Nova pesquisa mostra que o brasileiro é mais progressista do que conservador

manifestação democracia
(foto ricardo stuckert- pr)

Para legitimar o projeto autoritário que elegeu Bolsonaro em 2018 e culminou com a tentativa de golpe de Estado em 2023, a extrema direita brasileira difundiu intensamente a fake news de que o Brasil é um país conservador. Mas as pesquisas com metodologias científicas recentes comprovam que essa generalização não se sustenta na realidade. Foi apenas mais uma grande mentira da extrema direita.

Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, no dia 28 de dezembro de 2025, com dados coletados no início de dezembro, comprovam mais uma vez que o Brasil é um país progressista. No novo levantamento, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o partido preferido dos brasileiros e mantém a liderança na preferência partidária nacional, com 24%.

Outras pesquisa já mostraram que o brasileiro é progressista e quer políticas progressistas. Levantamento recente mostrou que 40% dos brasileiros se identificam com o PT (diferente de ter preferência pelo partido, 24%). E outra pesquisa mostrou índices entre 60% a 86% de apoio dos brasileiros às pautas progressistas.

Nesse último levantamento do DataFolha, o PL, partido de extrema direita mais bem colocado tem apenas metade da preferência do PT. Segundo o levantamento, o PT é citado espontaneamente por 24% dos entrevistados quando perguntados sobre qual partido preferem, enquanto o PL aparece com 12%.

O resultado não só confirma a estabilidade do PT durante o terceiro governo Lula, mas revela também a preferência de uma minoria de brasileiros pelo PL, que é partido com mais políticos envolvidos em corrupção, envolvido com organização criminosa investigada em relação ao desvio de emendas parlamentares e com tentativa de golpe, além de corrupção com cota parlamentar.

Durante a tragédia do governo Bolsonaro, a preferência pelo PT atingiu o ponto máximo. Em setembro de 2022, o partido foi lembrado por 31% dos entrevistados. Naquele momento, Jair Bolsonaro governava o país e planejava um golpe de Estado.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente