(foto divulgação PL)

Os deputados de extrema direita do Brasil, ligados ao bolsonarismo, divulgaram e ainda divulgam uma fake news de que o Lula ganhou as eleições entre os presidiários. Mas a realidade está bem diferente. Entre as pessoas ligadas ou subordinadas do governo Bolsonaro, muitos foram ou continuam presos como Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Silvinei Vasques, Anderson Torres e outros.

Além disso, dos 98 deputados federais do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, 42 deles são alvos de acusações criminais. Os dados são de um levantamento do jornal O Globo que identificou inquéritos policiais, denúncias no Ministério Público e processos no Supremo. A principal denúncia é de corrupção com 9 deputados sendo investigados, depois vem disseminação de notícias falsas (6), incentivo às manifestações golpistas (4) e discriminação ou preconceito (3). Alguns já foram condenados, mas ainda cabem recursos.

Grande parte desses acusados são aqueles que surgiram na política na onda neofascista erguida por Bolsonaro e são os que usam as mesmas estratégias agressivas contra adversários políticos. Entre eles estão: Carla Zambeli (PL-SP), Ricardo Salles (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO) e outros.