O longa-metragem campineiro “O Ar Que a Gente Respira”, dirigido por Rafael Santin, conquistou cinco troféus Cacto de Ouro no Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado este mês em Floriano, no Piauí.
Produzido de forma independente, o filme venceu nas categorias Melhor Filme Júri Popular, Melhor Diretor e Melhor Roteiro para Rafael Santin, Melhor Ator para Pedro Pauleey e Melhor Figurino para Lu Chagas, consolidando-se como um dos destaques da 19ª edição do evento.
Além das vitórias, a produção recebeu outras seis indicações no festival, considerado um dos mais relevantes do circuito nacional, um reconhecimento técnico e artístico também nas categorias Melhor Atriz (Carol Hubner), Melhor Fotografia (Isiel Miranda), Melhor Direção de Arte (Lu Chagas), Melhor Montagem (Gabriel Justo), Melhor Trilha (Adriano Alcântara) e Melhor Caracterização (Kelly Macedo).
“Foi uma disputa de altíssima qualidade, que eleva ainda mais a importância das nossas 11 indicações e fortalece o cinema brasileiro como um todo”, disse Santin. O cineasta também ressaltou o percurso do projeto e o trabalho da equipe: “Foi uma travessia intensa, feita de fé no projeto e respeito pela arte. E é uma alegria imensa ver que essa aposta valeu cada passo. Seguimos juntos, celebrando histórias que respiram vida, arte e humanidade”.
As filmagens do drama policial foram feitas em diferentes pontos de Campinas, integrando paisagens urbanas e espaços históricos à narrativa. Entre os locais estão a Estação Cultura, a delegacia da Avenida Andrade Neves, o Lago do Café, a Unicamp, o distrito de Joaquim Egídio, além da Rodovia Dom Pedro I e da Serra da Cantareira, às margens do rio Atibainha.
O filme se passa em uma cidade do interior, durante a investigação de um assassinato. Enquanto o detetive tenta provar sua inocência, o agente enfrenta conflitos do passado.
(foto carolina antunes -pr e marcelo camargo - ag brasil) A Mesa Diretora da Câmara…
(foto reprodução - instagram) Sob protestos e forte contestação interna, o Conselho Universitário (Consu) da…
(foto câmara de campinas) A Comissão Processante (CP) para apurar denúncias de violência doméstica, ameaça,…
Amin (foto fabio rodrigues pozzebom) Uma ilegalidade grosseira cometida pelo relator do PL da Dosimetria…
(imagem reprodução) Um verdadeiro assalto legalizado aos cofres públicos. Cinco juízes de primeira instância de…
(foto carlos moura - ag brasil) Uma noite vergonhosa para a democracia brasileira. O Senado…