(foto joão valério - gov sp)
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atuou politicamente para a derrubada da medida provisória (MP) que aumentava tributos dos bancos digitais, bets e aplicações financeiras. Enquanto o trabalhador e a população em geral paga R$ 27,5% de imposto, os deputados de direita com a ajuda de Tarcísio impediram os super-ricos de pagar só 12%.
Tarcísio negou que tenha se esforçado para ajudar na taxação dos super-ricos, mas o deputado de extrema direita, Sóstenes Cavalcante (PL) fez questão de agradecê-lo da tribuna. “Tarcísio, receba a nossa gratidão, o nosso reconhecimento por todo o seu empenho. Ele tem sido um gigante no diálogo com os presidentes de partidos de centro para que a gente possa fazer essa coalizão contra o aumento de impostos”, afirmou o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ). Veja vídeo abaixo.
Para se justificar e enganar o eleitorado, Tarcísio afirmou que a “população não aguenta mais pagar impostos”, mas a MP não aumentava o imposto da população. E sim dos super-ricos que não pagam impostos. A frase sem enganação que Tarcísio deveria falar é: “Os ricos não aguentam pagar impostos no Brasil”
Antes da votação, o relator da MP 1.303/25, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), denunciou a atuação de Tarcísio nos bastidores. “Entramos no modo disputa eleitoral. O Tarcísio, em vez de governar São Paulo, fica telefonando para deputado para pressionar, para não aprovar. É evidente que tem uma campanha eleitoral em andamento e o objetivo é prejudicar o governo. Dane-se o país”, afirmou Zarattini a jornalistas em Brasília.
A MP, enviada pelo governo Lula em julho, previa o aumento de alíquotas sobre aplicações financeiras, fintechs e apostas online, com o objetivo fechar o Orçamento de 2026.
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…
(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…
(foto gabi perissinotto - divulgação) O projeto Preta Rosa & Caju chega a todas as…