A psicanalista e pesquisadora argentina Débora Tajer, referência latino-americana nos campos de gênero, saúde coletiva e psicanálise, inicia nesta quarta-feira (22) sua residência científica no Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA) com a palestra “Masculinidades contemporâneas. Construção, desconstrução e reconstrução conservadora – abordagens interseccionais”, às 18h, no Anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
Reconhecida por sua trajetória na Universidade de Buenos Aires (UBA) e por sua produção intelectual sobre as intersecções entre subjetividade, política e gênero, Tajer propõe uma leitura crítica das masculinidades e de seus efeitos nas relações sociais contemporâneas.
A atividade marca o início da residência “Psicanálise, gênero e saúde coletiva: interseções”, que a docente realiza na Unicamp por meio do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente. A iniciativa busca aproximar cientistas de renome internacional da comunidade acadêmica, promovendo o diálogo interdisciplinar e a circulação de saberes entre diferentes áreas.
A palestra é aberta ao público, com inscrições pelo link, e propõe um espaço de reflexão sobre os processos de construção e desconstrução das masculinidades em um contexto marcado por transformações culturais e reações conservadoras em torno das questões de gênero. (Com informações de divulgação)
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…