Categories: Mais

Barco da frota que tenta furar o cerco de Israel a Gaza é atingido por drone

(foto reprodução – vídeo)

Um dos barcos da missão Global Sumud Flotilla (GSF), que tenta furar o cerco de Israel e abrir um corredor marítimo para levar mantimentos e medicamentos a Gaza, foi atingido por um drone na noite desta segunda-feira, 8 de setembro, em águas tunisianas. O Family Boat (Barco da Família) levava seis membros do comitê de direção. Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila estavam na embarcação.

O ataque foi confirmado minutos depois pela GSF. Todos os passageiros e tripulantes estão a salvo, de acordo com a organização. O barco era de bandeira portuguesa e o fogo atingiu o convés principal e o de armazenamento.

A Global Sumud Flotilla partiu do porto de Barcelona, na Espanha, há uma semana, em missão humanitária para ajudar o povo palestino. Neste domingo, a frota chegou a Túnis para se unir a outras dezenas de barcos. Ativistas de 44 países participam, entre eles a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL).

“Atos de agressão destinados a intimidar e desviar nossa missão não nos deterão. Nossa missão pacífica de romper o cerco em Gaza e nos solidarizarmos com seu povo continua com determinação e firmeza”, afirmou a GSF em comunicado à imprensa.

Ainda não se sabe a autoria do ataque. A Global Sumud Flotilla informou que está investigando o caso.

Vejo vídeos do momento do ataque:

Cultura Carta

Recent Posts

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

21 minutes ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

24 minutes ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

43 minutes ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

52 minutes ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

24 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago