A vereadora Paolla Miguel (PT) protocolou nesta segunda-feira (11/8), Dia do Estudante, projeto de lei que prevê a criação da Rede Municipal de Cursinhos Populares em Campinas. A proposta faz parte do “Protocolaço”, ação nacional coordenada pela juventude do PT que mobilizou mais de mil vereadores e vereadoras jovens em todo o país para apresentar projetos semelhantes em seus municípios.
A iniciativa se baseia na lei sancionada em março de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que regulamenta o programa do Ministério da Educação de apoio a cursinhos pré-vestibulares populares. O objetivo é fortalecer iniciativas sem fins lucrativos que oferecem aulas preparatórias para o Enem e vestibulares a estudantes de baixa renda, indígenas, quilombolas, pessoas negras e com deficiência.
A proposta pretende que a Prefeitura ofereça passe livre, material didático, apoio financeiro e uso de espaços adequados em escolas para os cursinhos populares. Atualmente, Campinas conta com diversas iniciativas voluntárias organizadas por estudantes universitários e professores que, de forma gratuita, auxiliam vestibulandos no acesso à universidade pública.
Segundo Paolla Miguel, o projeto busca dar sustentação a essas ações. “Esses espaços são fundamentais para vestibulandos de baixa renda. Nosso município já tem uma rede viva de cursinhos populares. Queremos criar um instrumento que fortaleça essas iniciativas e garanta condições para que mais jovens realizem o sonho de ingressar na universidade”, afirmou.
O “Protocolaço” foi idealizado pela vereadora Luna Zarattini (PT-SP) e tem como meta ampliar o alcance do programa federal, garantindo que ele seja incorporado nas políticas municipais. “A luta por uma educação pública de qualidade é nossa prioridade”, destacou Luna.
Agora, o projeto seguirá para análise nas comissões da Câmara Municipal de Campinas antes de ser votado em plenário.
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…