Categories: GeralMais

Mamãe Falei perde ação por danos morais contra a vereadora Mariana Conti

(reprodução youtube alesp)

O ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, foi derrotado na Justiça em uma ação que movia contra a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL) na 2ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo.

No processo, ele pedia uma indenização de R$ 50 mil, alegando ter sofrido danos morais por publicações nas redes sociais em que a parlamentar o chamava de explorador e turista sexual, contextualizando os motivos que o levaram a ter o mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo cassado (leia abaixo). O pedido foi julgado improcedente pela juíza Gabriela Afonso Adamo Ohanian em sentença expedida no último dia 23.

Essas publicações foram feitas após Do Val tentar invadir, em maio de 2023, a Ocupação de Mulheres Maria Lúcia Petit Vive, que acolhe vítimas de violência em Campinas. Na ocasião, segundo Mariana Conti, ele xingou e ameaçou as integrantes do movimento. “Ele apareceu lá, com vários membros do MBL, gravando vídeos, incitando a violência e o ódio”, contou a vereadora ao comentar a decisão da Justiça. “Eu fui defender o movimento e falei umas verdades na cara dele.”

Ela lembrou que, na ocasião, Do Val chegou a ser levado à Delegacia da Mulher, onde foi registrado um boletim de ocorrência. “Lá, ele teve a pachorra de dizer que a polícia deveria me agredir”, lembrou.

Em trecho da sentença, a juíza afirma que “as críticas expressas, conquanto pouco cordiais, refletem divergências ideológicas legítimas, especialmente sobre temas como o direito de propriedade e sua função social – debates que, em uma sociedade democrática, devem ser tolerados e incentivados”.

Mariana Conti destacou que a derrota de Do Val na ação ocorreu na mesma semana em que o Movimento de Mulheres Olga Benário realizou uma nova ocupação e mais uma vez foi alvo de integrantes do MBL. “Foi uma vitória contra o Mamãe Falei e esses machistas do MBL”, disse.

“São fáceis, porque são pobres”, disse ex-deputado sobre refugiadas ucranianas em áudios que levaram à sua cassação
A cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em maio de 2022, após declarações misóginas feitas pelo parlamentar durante uma viagem à Ucrânia. Em áudios vazados, Do Val fez comentários ofensivos sobre mulheres ucranianas em meio ao contexto de guerra, classificando-as de forma sexualizada e desrespeitosa, resultando em um processo por quebra de decoro parlamentar. “São fáceis, porque elas são pobres”, disse em um dos trechos desses áudios. A cassação foi aprovada de forma unânime, com 73 votos favoráveis dos deputados presentes. Além de ser cassado, Do Val perdeu seus direitos políticos e se tornou inelegível por oito anos.

Cultura Carta

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 hour ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

3 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

7 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

7 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

7 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago