.Por Christian Lynch.
Desenhando
Muita gente de boa-fé ainda se ilude ou interpreta errado o que está acontecendo. Por isso é preciso explicar com clareza. Desde o início do segundo mandato de Trump, os Estados Unidos decidiram pôr fim à globalização, agora vista como nociva ao próprio Império.
Sob a mentira da “segurança nacional”, instituíram uma legislação de exceção que sustenta uma ditadura interna. A partir dela, procuram reordenar o mundo segundo seus interesses, mobilizando o aparato imperial — militar, financeiro, comercial e digital, por meio das Big Tech e das redes sociais.
A ponta de lança é a defesa cínica da “liberdade de expressão”: usada para difundir o ideário de extrema direita e legitimar ditaduras em nome da democracia, na esperança de instalar governos-satélites em toda parte. Já não há órgãos multilaterais nem direito internacional: restam apenas a força e a coerção.
O que está em jogo é a soberania brasileira, princípio sustentado juridicamente desde a Independência, há mais de duzentos anos. O que o Supremo Tribunal Federal e o próprio governo têm buscado fazer é simplesmente preservar essa ordem jurídica basilar, inscrita na Constituição de 1988, que condensa uma longa trajetória constitucional iniciada em 1822. E, no entanto, a extrema direita procura apresentar essa defesa da legalidade democrática como se fosse “comunismo”. Pode-se discutir os meios de resistir, mas a natureza da escolha não se altera: trata-se de optar entre a independência e a democracia, de um lado, e a subordinação a um projeto autoritário estrangeiro, de outro. Como brasileiro e democrata, não há que pensar duas vezes. (Da rede social de Christian Lynch – link)
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…
(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…
(foto gabi perissinotto - divulgação) O projeto Preta Rosa & Caju chega a todas as…
(foto marcelo camargo - ag brasil) Uma situação grave. Nesta segunda-feira (19), o Ministério da…
Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…
(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…