Categories: GeralMais

Dérbi entre Guarani e Ponte Preta agora é patrimônio imaterial de Campinas

(fotos pmc – divulgação)

O tradicional dérbi entre Guarani e Ponte Preta foi oficialmente reconhecido como patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). A proposta de reconhecimento foi embasada por um estudo que envolveu entrevistas, coleta de depoimentos, levantamentos documentais e bibliográficos, além de visitas técnicas aos clubes.

A pesquisa, conduzida por Marcela Bonetti, especialista cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, considerou a torcida como categoria social central e sua atuação, um elemento vivo da prática cultural que se mantém ativa e revigorada ao longo das décadas.

O primeiro dérbi aconteceu em 24 de março de 1912, com resultado desconhecido, e o primeiro confronto com cobrança de ingresso foi registrado em 24 de outubro de 1915, no Hipódromo de Campinas, com vitória do Guarani por 1 a 0. No segundo jogo, no mesmo local, a Ponte Preta venceu por 2 a 1. Desde então, os encontros entre os dois clubes se tornaram parte fundamental da cultura campineira.

Mais do que um jogo, o dérbi é um marcador da identidade da cidade que atravessa gerações e compõe a memória coletiva dos moradores: famílias guardam lembranças dos clássicos, com histórias que vão além do futebol — festas, encontros, brigas, reconciliações e tradições familiares. A oralidade é um dos pilares dessa herança: torcedores mais velhos contam suas experiências aos mais jovens, criando uma linha afetiva contínua.

Também fazem parte desse patrimônio expressões culturais que permeiam o cotidiano campineiro, como cantos de torcida, grafites urbanos, camisetas, bandeiras e apelidos carinhosos, como “bugrinos” e “pontepretanos”.

Tour pelos estádios

Desde junho, as visitas a dois dos maiores símbolos esportivos do município – os estádios Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, e Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani – foram incluídas na programação oficial do Tour Campinas, que oferece passeios guiados por pontos históricos, integrando oficialmente a cidade ao universo do groundhopping, prática popular entre fãs de futebol que consiste em visitar o maior número possível de estádios.

A nova rota começou com uma visita ao Moisés Lucarelli no dia 29 de junho e o próximo passeio ao estádio da Ponte será em 17 de agosto. Nos dias 27 de julho e 24 de agosto, o tour será no Estádio Brinco de Ouro. As datas foram definidas em conjunto com os clubes, considerando oportunidade de agenda para receber os visitantes.

Os passeios acontecem das 9h às 12h, com saída e retorno na tradicional Feira Hippie do Centro de Convivência, com participação gratuita e inscrições obrigatórias pelo site do Departamento de Turismo, no link. Os visitantes contarão com ônibus para transporte e guia de turismo credenciado. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

8 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

9 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

13 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

13 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

14 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago