Exposição ‘O Pintor e o Gesto’ explora o processo criativo de Egas Francisco

(foto firmino piton – divulgação)

A exposição “O Pintor e o Gesto”, em cartaz até 20 de junho (sexta-feira) no Museu da Cidade – Casa de Vidro, em Campinas, reúne pinturas do artista Egas Francisco e fotografias da artista visual e fotógrafa Denise Jardim, revelando momentos marcantes da produção e das performances ao vivo do pintor. A visitação é gratuita.

O ponto de partida da mostra são registros feitos por Denise em 2016, durante uma apresentação de Egas no Sesc Campinas, quando ele criou aquarelas monumentais — com até cinco metros de altura — ao som de Guga Costa e com performance da bailarina Hellen Audrey.

Com carreira reconhecida no Brasil e no exterior, Egas Francisco é mestre em pintura a óleo, nanquim e aquarela. Em 2024, foi homenageado pela Prefeitura de Campinas como um dos legados vivos da cidade.

“Essa exposição é, antes de tudo, um encontro entre o gesto da pintura e o olhar da fotografia. São obras que fui guardando ao longo da vida — algumas com décadas de diferença entre si. A Denise organizou esse material com muito cuidado, especialmente os registros da performance no Sesc. Fiz, por exemplo, uma aquarela de três metros e meio ali, ao vivo, no improviso mesmo”, conta Egas.

Pintura e memória em diálogo

As fotografias de Denise Jardim trazem um olhar documental, revelando o processo criativo de Egas tanto no palco quanto no ateliê. A curadoria não segue uma ordem cronológica, mas uma organização estética guiada pelo gesto do artista. Entre os destaques da mostra, estão obras como “Mulher”, com 1,86m de altura; “Grande explosão cromática”, com 2,10m de comprimento, e “Diálogo com Gilda”, feita em pastel e grafite.

“É um documento importante para Campinas. Registrei momentos de extrema beleza — da pintura, das performances, do público, e claro, do próprio Egas, que hoje tem 86 anos. É essencial que essa história esteja acessível”, afirma Denise. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: até 20 de junho
Horário: de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 16h
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro, Lago do Café
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, s/nº, Taquaral, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress