Governo Tarcísio omite quase 2.277 homicídios e SP registra a segunda maior taxa de violência

(foto gov sp – divulgação)

O Atlas da Violência pode expor uma informação enganadora quando não computa os dados da violência considerados ocultos. Em 2023, os dados mais recentes divulgados no início de maio deste ano, o Atlas registrou 21,2 homicídios por 100 mil habitantes, a menor taxa já registrada no estudo, coordenado pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea, e pela diretora executiva do FBSP, Samira Bueno.

No entanto, esse dado mostra uma realidade falsa. O próprio Atlas mostra que o acréscimo dos homicídios ocultos muda a taxa estimada de homicídios no país. Com esses dados, a taxa chega a 23 casos por 100 mil habitantes.

Governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), São Paulo é o caso mais extremo nessa omissão da violência: em 2023, o estado deixou de registrar 2.277 homicídios. Dessa forma, o governador de São Paulo divulgou uma taxa de homicídios de 6,4 para cada 100 mil habitantes, mas a realidade é praticamente o dobro, com 11,2 casos por 100 mil.

“Com isso, o estado de São Paulo deixa de ser a UF menos violenta da nação, passando para a segunda posição, atrás de Santa Catarina [9 estimados por 100 mil habitantes]”, frisa o documento.

O caso dos homicídios ocultos também mostra incapacidade do estado da federação ser em esclarecer e investigar. Segundo o Atlas, entre 2013 e 2023, 8,6% das mortes por causa externa não tiveram a intencionalidade identificada, isto é, neste período, 135.407 pessoas morreram de morte violenta sem que o Estado conseguisse identificar a causa básica do óbito, se decorrente de acidentes, suicídios ou homicídios, constituindo as chamadas Mortes Violentas por Causa Indeterminada (MVCI)

Carta Campinas

View Comments

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

19 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

20 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

20 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

20 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

22 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

22 hours ago