
Casal na Chuva, na Rua Barão de Limeira, 1952 (foto german lorca)
Uma série de exposições fotográficas ocupa todas as galerias do Museu da Imagem e do Som de São Paulo este mês na edição 2025 do projeto anual “Maio Fotografia no MIS”. Ao longo dos anos, diversos fotógrafos e fotógrafas de diferentes origens e gerações ocuparam o museu e, este ano, o público confere as mostras “A São Paulo de German Lorca”; “Can You Feel It?”, de Bruce Talamon; “O Trabalho”, de Jean Manzon; “Seja o que Deus Quiser”, de Dani Tranchesi; “Solaris” – Nova Fotografia 2025, de Lara Ovídio; e “Suportes da Memória”, do Acervo MIS.
“A São Paulo de German Lorca”, com curadoria de Adriana Rêde e José Henrique Lorca, revela o olhar do fotógrafo sobre a cidade, registrado ao longo de 70 anos. Dos primeiros cliques amadores feitos por volta de 1947, quando tinha pouco mais de 20 anos, até os últimos registros por volta de 2018, o conjunto testemunha as transformações da capital, compondo um retrato afetivo e histórico da cidade em constante movimento.
The Jacksons 5, São Francisco, dezembro de 1976 (foto Bruce Talamon)
Exposição inédita do fotógrafo afro-americano Bruce Talamon, “Can You Feel It?” reúne imagens flagradas em meio século de bastidores de shows, ensaios, turnês e gravações em estúdios de ícones da R&B, funk e soul, fotografando de Aretha Franklin a Michael Jackson. Talamon também foi fotógrafo em sets de filmagem, trabalhando com Steven Spielberg, Denzel Washington, Tom Hanks e Julia Roberts. A mostra inclui ainda imagens feitas no Brasil no final da década de 1980, em sua primeira viagem ao país, e exibidas pela primeira vez fora dos EUA.
Em “O Trabalho”, Jean Manzon, fotógrafo e cineasta francês radicado no Brasil desde 1940 e um dos grandes nomes do fotojornalismo e documentarismo, coloca em foco o trabalhador brasileiro, registrando com estética cinematográfica um país em transformação. As imagens reunidas destacam o valor do trabalho humano em meio ao ideal de progresso nacional: são operários, agricultores e personagens anônimos como protagonistas da construção de um futuro promissor, em imagens que dão uma dimensão heroica ao cotidiano.
Construção da adutora de água da Usina Light, Rio de Janeiro, 1948 (foto jean manzon)
“Seja o Que Deus Quiser”, da fotógrafa Dani Tranchesi, retrata um Brasil ainda desconhecido para muitos brasileiros. Fotógrafa de rua, ela busca capturar o instante e o inesperado e, com forte apelo poético e documental, captura a riqueza das manifestações e o cotidiano da cultura popular brasileira em estados como Ceará, Bahia, Pernambuco e Pará. A curadoria é de Diógenes Moura.
A série “Solaris” – Nova Fotografia 2025, da artista Lara Ovídio, é uma ficção científica pós-apocalíptica em que só sobreviveram imagens. Reúne fotografias feitas em museus, lugares turísticos e apropriadas da internet que se tornam fluorescentes quando expostas à luz UV.
“Seja O Que Deus Quiser” (foto Dani Tranchesi), “Solaris” (foto Lara Ovídio) e imagem do Acervo MIS
Com curadoria de Cecília Salamon, a exposição “Suportes da Memória”, com imagens do Acervo MIS, retrata os primeiros cem anos do desenvolvimento da história da fotografia. O foco da exposição está na mudança da materialidade dos processos fotográficos, desde a daguerreotipia surgida em 1839 até o uso das emulsões de gelatina e prata na década de 1880, que possibilitaram a invenção do cinema. São apresentados trabalhos de fotógrafos com importantes registros documentais da expansão urbana e das transformações culturais da cidade de São Paulo em fins do século 19 e início do século 20. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: até 22/6
Horário: terças a sextas das 10h às 19h, sábados das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 18h
Local. Museu da Imagem e do Som (MIS) São Paulo
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo-SP
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)à venda via Megapss ou na bilheteria do museu; ingresso gratuito às terças-feiras e nos dias 14/5 e 18/6, com retirada apenas na bilheteria física do MIS
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.