Carta na Breja 9,6% conversa com a historiadora Sônia Fardin, que organizou e-book sobre memória e patrimônio artístico

(Ao vivo)

O Carta na Breja 9,6%, que será apresentado ao vivo nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, às 21h30, conversa com Sônia Aparecida Fardin, historiadora, pesquisadora e curadora. Possui doutorado em Artes visuais (Unicamp-IA), atua com preservação e difusão de acervos visuais, com vários trabalhos sobre a história cultural de Campinas.

Sônia organizou o e-book’ ‘Memória Artística Campineira: lacunas e apagamentos’, que pode ser baixado gratuitamente no site do Centro de Memória – Unicamp (CMU), órgão que integra a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), vinculado à Reitoria da Universidade Estadual de Campinas.

A obra é resultado do seminário com a curadoria de Sônia Fardin e Andrea Mendes, realizado com recursos do edital da lei Paulo Gustavo, via Secretaria de Cultura de Campinas, em agosto de 2024. Segundo as autoras, o projeto é um convite à reflexão e estímulo à pesquisas que ampliem o conhecimento sobre a diversidade do patrimônio artístico de Campinas. O livro contém 17 textos de artistas, ativistas e militantes de vários campos da cultura, focados no debate sobre a urgência em ampliar a visibilidade e pesquisas sobre produções artísticas contra-hegemônicas.

Os autores dos textos são: Américo Baptista Villela, Gal Soares De Sordi, João Paulo Berto, Rita de Cássia Francisco, Sonia Aparecida Fardin, Akili Oji Amauzo Bakari (Evelyn Peixoto Lopes), Andrea Mendes, Andréia Cristina Dulianel, Cibele Cristiane Rodrigues, Maíra Freitas, Adriano Bueno, Alberto Nasiasene, Batata, Daniel Almeida, Glória Pereira da Cunha, Marcos Brytto e Paula Monterrey.

Carta na Breja é um bate-papo com informação, análise, humor e diversidade de opiniões e com amigos que resistiram ao fascismo no Brasil! Luís Parra, Miguel Leonel e Glauco Cortez e mais a sua participação pelo chat. Venha bater papo com a gente. Carta na Breja é transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube sempre às segundas-feiras, 21h30.

Comente