Categories: Geral

Exposição virtual ‘Nossa Bandeira Também é Verde e Amarela’ mostra Parada LGBT+ pelo olhar de dez fotógrafos

A ParadaSP, o Museu da Diversidade Sexual e a plataforma Google Arts & Culture lançam neste sábado (1º) a exposição virtual “Nossa Bandeira Também É Verde e Amarela”. A mostra, com curadoria de Fátima Tassinari e Edson Feitosa, apresenta registros fotográficos que documentam momentos da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo de 2024. . As fotos podem ser vistas neste link.

A exposição reúne o trabalho de dez profissionais da fotografia: André Saito, Aline Cortes, Lilian Ferrari, Daniela Lucheta, Rose Battistella, Marcos Silva, Leandro Mayer, Daniel Pacifico, Elaine Cortizo e Edson Feitosa, que são parte do grupo FOTOCIRCUITO (confira algumas das imagens expostas na galeria abaixo).

O tema da edição da Parada foi “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote consciente por direitos da população LGBT+” e as imagens mostram à adesão ao chamado simbólico de 2024, quando milhões de participantes foram convidados a vestir verde e amarelo como forma de retomar a identidade nacional e combater a intolerância e o ódio.

A inspiração veio do show de Madonna em Copacabana: a cantora e Pabllo Vittar usaram as cores do Brasil como símbolo de protesto e celebração. Segundo os curadores, a exposição “reflete o poder de ressignificar os símbolos nacionais, mostrando a força criativa e a alegria da comunidade LGBT+ em imagens que capturam a celebração de um Brasil diverso, onde o verde e amarelo se unem ao arco-íris para contar histórias de orgulho e inclusão”.

O evento é organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e a edição do ano passado marcou os 25 anos da sua criação. “Essa mostra eterniza registros históricos que fortalecem a memória da população LGBT+ e celebram o Brasil como um país de igualdade e justiça para todas as pessoas”, diz Nelson Matias Pereira, presidente da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.

“A Parada do Orgulho LGBT+ é um patrimônio da cidade de São Paulo e do mundo. Essa exposição é muito importante pois ajuda na preservação da memória deste evento e da história da própria comunidade LGBT+”, reforça Beatriz Oliveira, Gerente de Conteúdo do Museu da Diversidade Sexual. (Com informações de divulgação)

Carta Campinas

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

19 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

20 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

20 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

20 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

21 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

22 hours ago