MAM oferece curso on-line gratuito de games com foco em narrativas indígenas e afro-brasileiras

Videoinstalação “Visage”, de Jonas Van & Juno B. (foto: andré teixeira/divulgação)

O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo está com inscrições abertas para o curso gratuito e on-line “Laboratório de Narrativas Gamificadas”. Realizado pela agência GatoMídia em parceria com a Tales of Us, o curso é voltado para jovens entusiastas de games, artistas visuais, designers e programadores iniciantes, promovendo a construção de jogos que unem a tecnologia aos saberes ancestrais das culturas indígenas e afro-brasileiras. Os interessados têm até 16 de dezembro para se inscrever.

Por meio de encontros virtuais, o curso pretende estimular a criação de jogos que trazem narrativas baseadas em cosmologias originárias e temas de reparação racial, equidade de gênero, justiça social e climática. Durante o Laboratório, os participantes irão formar equipes e desenvolver seus próprios jogos, inspirando-se em histórias previamente selecionadas.

O curso contará com sessões de apresentação de ideias, onde as equipes terão a oportunidade de apresentar seus projetos e receber orientações de mentores para aprimorar suas propostas. Ministrado por especialistas em games, arte digital e narrativas como Auá Mendes, Filipe Pereira, Jonas Alves, Filipe Pereira e Renato Noguera, será composto por seis encontros on-line nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 14 e 30 de janeiro de 2025.

A aulas serão pautadas por temas como “Cosmologias originárias e storytelling”, “Conceito e introdução ao desenvolvimento de games”, “Game design”, “Gameplay e narrativas”, “Arte conceitual, criação de mundos e ambientes visuais 2D”, “GDD e pitch” e “Game engine e desenvolvimento”.

O curso faz parte do Igual Diferente, programa do MAM Educativo que oferece formação em diversas modalidades artísticas para promover a criação e reflexão sobre arte em um ambiente inclusivo, e as inscrições devem ser feitas por formulário.

Podem se candidatar pessoas a partir de 18 anos, de qualquer parte do Brasil, com acesso à internet e conhecimentos básicos em computação. O curso tem até 40 vagas. Pessoas negras, indígenas, transgêneras, com deficiência ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos), terão prioridade nas vagas. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

5 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

6 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

6 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

7 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

7 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago