(foto: marcos santos/usp imagens)
O Brasil tem duas universidades públicas entre as três melhores da América Latina e Caribe. A Universidade de São Paulo (USP) manteve a liderança e é a primeira classificada no QS Latin America & The Caribbean Ranking. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa a terceira posição, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC Chile). No total, 437 instituições de nível superior de 23 países foram avaliadas e classificadas nesta 14ª edição do ranking, divulgada pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) na quinta-feira (3).
Com o maior número de universidades ranqueadas, 96 no total, o Brasil também tem mais duas instituições entre as dez melhores da região abrangida pela classificação, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em quinto lugar e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em oitavo. Na lista das cinco melhores entre as brasileiras está ainda a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ocupa a 13ª posição geral.
O ranking avalia, entre outros itens, a produção de pesquisas e descobertas, com itens como reputação acadêmica e publicações; a experiência de aprendizagem; rede internacional de pesquisa e impacto na web, e a empregabilidade.
Confira abaixo as posições e a nota geral das cinco melhores universidades brasileiras no QS Latin America & The Caribbean Ranking. Para ver a classificação completa, acesse o link.
1ª Universidade de São Paulo (USP) – nota 100
3ª Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – nota 99.2
5ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – nota 94
8ª Universidade Estadual Paulista (Unesp) – nota 92
13ª Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – nota 85.6