Ícone do site Wordpress Site

Na véspera da Bienal do Livro, seminário coloca em debate políticas para promover a leitura

(foto: cecília bastos/usp imagem)

A importância de promover a leitura, a literatura, as bibliotecas e a escrita para a cultura e a educação estará no centro dos debates na próxima quinta-feira (5) durante o Seminário Políticas Públicas de Livro e Leitura. O evento será realizado um dia antes da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e reunirá especialistas, autoridades e representantes do Brasil e de outros países ibero-americanos.

O encontro é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que realiza a Bienal, pelo Ministério da Cultura (MinC), e pelo Ministério da Educação (MEC). Entre os temas abordados, estarão o Movimento Ibero-americano do Livro, o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e a Estratégia Nacional de Educação. Estão confirmadas as presenças da ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e do ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa.

“O seminário será um ambiente de grande relevo para o debate em torno da retomada das políticas nacionais de livro e leitura. Nada mais instigante do que este evento acontecer no contexto da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que reúne todos os atores sociais das cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura em nosso país”, afirma Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli/MinC) .

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, destaca que a discussão e promoção de políticas e ações governamentais é fundamental para a equidade educacional. “O PNLD, PNLE e o PNLL formam um conjunto coeso de políticas que garantem o direito à educação e cultura, oferecendo acesso a livros e materiais de qualidade para toda a sociedade brasileira”, diz.

O presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos, pontua que a troca de ideias e experiências com grandes nomes contribui para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que incentivem a leitura no país, “uma premissa da CBL”.

Também participarão do seminário Margarita Cuellar, diretora de Lectura, Escritura y Bibliotecas no Centro Regional para o Fomento do Libro na América Latina e Caribe (Cerlac); Adriana Martínez-Villalba, diretora da Biblioteca Nacional de Colômbia; Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (MEC); Nadja Cezar, secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (MEC); além de Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Antônio Donato (PT), deputado estadual em São Paulo; Jeferson Assumção, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB); Karine Pansa, presidente no International Publishers Association (IPA), e Luciano Monteiro, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

(com informações de divulgação)

Sair da versão mobile