Pesquisadora, que saiu do Brasil por ameaça, lança ‘Agrotóxicos e colonialismo químico’ em Campinas

(fotos rede social reprodução e divulgação)

Na sexta-feira, dia 02 de agosto, a autora e professora Larissa Meis Bombardi lança em Campinas o livro Agrotóxicos e colonialismo químico’, da editora Elefante. O evento, que acontece às 17h no Auditório da ADunicamp, terá debate com a participação da deputada estadual Ana Perugini (PT) e do professor Doutor Fúlvio Scorza, que é coordenador científico do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil.

Larissa ficou nacionalmente conhecida quando teve de sair do Brasil por causas de ameaças durante o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro (PL). As ameaças começaram por causa da sua pesquisa, com o lançamento na Europa da versão em inglês do seu atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia.

O Brasil é o maior consumidor mundial agrotóxicos, com mais de 700 mil toneladas por ano. O livro compila dados alarmantes que nos permitem começar a compreender a gravidade do problema representado pelo uso massivo de herbicidas, pesticidas e fungicidas para a saúde humana e para o meio ambiente, uma consequência direta da globalização da agricultura, da concentração fundiária brasileira e da onipresença do agronegócio no país. Da leitura, emerge a certeza de que produção agrícola deixou de ser sinônimo de produção de alimentos, e que a saída está na agroecologia.

Os agrotóxicos atingem com muito mais força mulheres, crianças, indígenas e camponeses que vivem no entorno dos cultivos de commodities, mas fazem parte do dia a dia de toda a população, já que estão presentes na água e na alimentação de cada vez mais pessoas.

Larissa Mies Bombardi é professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, vive na Europa e desenvolve pesquisas no Institut de recherche pour le développement (IRD), em Paris, França, sob o Programme national d’accueil en urgence des scientifiques et des artistes en exil (Pause). É especialista no tema do uso de agrotóxicos, com dezenas de palestras, artigos e entrevistas publicadas em periódicos e meios de comunicação brasileiros e internacionais. É autora dos atlas A Geography of Agrotoxins Use in Brazil and its Relations to the European Union [Uma geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e suas relações com a União Europeia] (2019) e Geography of Asymmetry: The Vicious Cycle of Pesticides and Colonialism in the Commercial Relationship between Mercosur and the European Union [Geografia da assimetria: o ciclo vicioso de pesticidas e colonialismo na relação comercial entre Mercosul e União Europeia] (2021). É integrante do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, no Brasil, membro da organização internacional Justice Pesticide e pesquisadora convidada do Helmholtz-Centre for Environmental Research (UFZ) em Leipzig, Alemanha. (Com informações de divulgação)

Serviço:

Data: 02 de AGOSTO (sexta-feira)
Horário 17h00
Local: Auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária)
Com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da ADunicamp!


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress