Ícone do site CartaCampinas

Festival [SUB]Poética dedica um dia à poesia curta, com saraus, performances e colagem

(foto: reprodução)

A Feira [SUB], evento anual de arte impressa e publicações independentes em Campinas, promove mais um evento paralelo no próximo dia 13 (sábado), desta vez voltado à poesia – passando pela leitura, escrita e colagem. O [SUB]Poética, festival de poesia curta, vai das 10h às 18h e todos os eventos são gratuitos.

A programação começa às 10h, na livraria Candeeiro, com o “Sarauzinho”. As crianças poderão levar suas poesias para ler ou escolher um livro de que gostem. Elas serão acompanhadas por Patricia Meira, livreira especializada em literatura infantil, e João Proteti, poeta, artista visual e ilustrador de literatura infanto-juvenil, com 44 livros publicados.

Blackout e a escrita não criativa

O festival continua na parte da tarde, a partir das 14h, na Fêmea Fábrica. Na estação de experimentações de colagem, os participantes vão criar um zine poético a partir das técnicas de recortar e colar, e da poesia blackout, em que são selecionados textos de jornais, livros ou qualquer outro tipo para apagar ou deixar visíveis, formando um significado próprio. A oficina será coordenada por Marcela Pacola, uma das organizadoras da [SUB] e que trabalha com colagem desde 2013, com pesquisas analógicas e digitais.

A poesia blackout é uma das técnicas mais conhecidas da escrita não criativa, tema do bate papo “Esconder para revelar”, com Baga Defente. Entre outros assuntos, estão alguns conceitos-base, como autoria e curadoria. Poeta e romancista, Defente é diretor-geral e editor do NADA∴Studio Criativo, ateliê multimídia e editora independente de Botucatu.

Intervenções poéticas

Na performance “A Sorte do Poema”, as artistas e poetas Tina Zani e Katia Marchese convidam o público a escolher uma página de um livro de poemas para interpretarem. A intervenção poético-interativa parte da seguinte provocação: “para onde vai o poema depois do encontro com o leitor?”.

O público poderá participar ainda da construção de uma poesia visual a partir de versos pré-escritos pelas Manas Escritas e Storiologia, inserindo símbolos, ícones, rasuras e outras palavras. “Poesia Pré-Assada” terá a participação das poetas, pesquisadoras, redatoras e irmãs Lívia e a Natália Mota, que escrevem a quatro mãos, e do autor, pesquisador e designer gráfico José Maurício da Costa, fundador e diretor do estúdio de pesquisa e design Storiologia.

A linguagem poética ganha movimento em Poesia em Forma de Dança, com a exibição de três videodanças idealizadas, criadas e interpretadas por Hellen Audrey: “Cartas para o Novo Mundo”, “Greta” e “c[eu] co[r]po de chuva”.

O espaço também estará aberto para quem quiser apresentar poesias curtas ao microfone no “Saurazis”, e haverá uma mesa coletiva para venda de livros.

A programação paralela da [SUB] continua até a realização da feira, dia 14 de setembro, das 11h às 21h, na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, e pode ser conferida no site.

Serviço

Data: 13/7 (sábado)
Horário: das 10h às 18h
Local: Fêmea Fábrica (Rua Barão de Jaguara, 576, Conceição, Campinas-SP) e Livraria Candeeiro (Rua Dr. Vieira Bueno 170, Cambuí, Campinas-SP)
Ingresso: eventos gratuitos
Mais informações: site da Feira [Sub]

Programação

Sarauzinho para crianças
Das 10h às 12h – Livraria Candeeiro

Estação de experimentações de colagem
Das 14h às 18h – Fêmea Fábrica

Poesia em Forma de Dança
Das 14h às 18h – Fêmea Fábrica

Esconder para revelar: escrita não criativa & Poesia Blackout
Das 14h às 15h – Fêmea Fábrica

A Sorte do Poema
Das 15h às 15h30 – Fêmea Fábrica

Poesia Pré-Assada
Das 15h30 às 17h – Fêmea Fábrica

Sarauzis
Das 17h às 18h – Fêmea Fábrica

Sair da versão mobile