Ícone do site CartaCampinas

Mesmo com desastre no Sul, prefeito de Campinas quer liberar construções em áreas de risco ambiental

Porto Alegre (foto gilvan rocha – ag brasil)

Na próxima quarta-feira, dia 15 de maio, estará na pauta de votação da Câmara de Campinas o projeto do prefeito Dario Saadi (Republicanos), PLC 88 que altera a lei 207/2018 e, na prática, promove a liberação de construções em áreas sujeitas a inundações, alagadiças e áreas com risco de deslizamento de terras.

O Projeto de Lei (PL) 88/2023, que está tramitando na Câmara propõe uma revisão da legislação, permitindo loteamentos em áreas não permitidas atualmente, criando zoneamento para beira de rios e matas das áreas rurais, permitindo a ocupação dessas áreas por novos loteamentos. Construção de prédios e permissão de ocupação em áreas de inundação e outras liberações. O projeto pode criar uma espécie de ‘bom climática’ em Campinas em uma situação de grande volume de chuvas originadas pelo aquecimento global.  

O tom de críticas ao projeto aumentou após o desastrem ambiental no estado do Rio Grande do Sul. “Dario Saadi e sua base de apoio na Câmara precisam perceber que a emergência climática tornou ainda mais vulnerável quem mora perto de áreas de inundação e alagamento, e é preciso mudar o paradigma da política pública!”, afirmou Wagner Romão, professor da Unicamp, em suas redes sociais.

O vereador Paulo Bufalo (PSOL) fez um chamamento nas redes sociais para que a população se mobilize contra o projeto. “Precisamos intensificar a mobilização assim como anteriormente para tentarmos barrar esse projeto nefasto para o meio ambiente da nossa cidade”, anotou.

Sair da versão mobile