Ícone do site Wordpress Site

Folha de S. Paulo divulga fake news e ainda publica a prova da notícia falsa

(foto fau – div)

O jornal Folha de S.Paulo fez algo inacreditável. Publicou uma notícia falsa com a prova de que era uma notícia falsa. Sem ouvir nenhum representante do governo, o jornal Folha de S.Paulo divulgou que o “governo mente ao afirmar que não dispensou oferta de ajuda do Uruguai ao RS”.

Para sustentar essa afirmação, o jornal compara uma nota da assessoria de comunicação do Ministério Defesa com uma nota da Secom sobre o mesmo tema como se fossem contraditórias. Não são. Basta ler com atenção o texto e não agir de má fé.

A nota do Ministério da Defesa afirma que “o Comando Militar conjunto declinou da oferta da aeronave [do Uruguai] por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre”. Ou seja, não era possível aceitar uma oferta que poderia causar um desastre aeronáutico ao forçar um pouso em pista inadequada. A notícia da Folha de S.Paulo estaria certa se o objetivo fosse provocar um acidente aéreo no Rio Grande do Sul.

A segunda nota, elaborada pelo Secretaria de Comunicação para combater uma avalanche de fake news em torno do assunto (como a de que o governo estaria recusando ajuda do Uruguai por motivações ideológicas), informa que o Brasil não recusou ajuda do Uruguai, cita um helicóptero cedido pelo país vizinho já em operação, mostra a imagem dessa aeronave gentilmente emprestada e explica que, no caso do avião, constatou-se inadequação do equipamento para o tipo de operação exigida no Rio Grande do Sul nesse momento.

Segundo o governo Lula, o governo brasileiro não recusa auxílio do Uruguai. O Brasil recebeu do país vizinho, e é grato por isso, o empréstimo de um helicóptero, tripulação, manifestações de solidariedade, manutenção da oferta do avião e outros equipamentos em caso de necessidade. São todas ofertas muito bem-vindas. “Há uma distância não desprezível entre a reestruturação da oferta às necessidades específicas da operação e a afirmação, falsa, de que o Brasil recusa ajuda do Uruguai”, diz a nota da Secretaria.

A Agência Brasil já havia noticiado no dia 05 que o governo do Uruguai disponibilizou um helicóptero e uma equipe para auxiliar nos resgates de pessoas ilhadas pelas chuvas do Rio Grande do Sul (RS). A aeronave da Força Aérea do Uruguai conta com uma equipe de oito pessoas, entre pilotos, copilotos, técnicos e socorristas. A previsão é que o grupo opere nos resgates em Santa Maria (RS) a partir da tarde deste domingo (5). “O Brasil agradece pela rápida e eficiente resposta do governo do Uruguai nesta #AssistênciaHumanitária crucial para apoiar as comunidades gaúchas afetadas pelas inundações”, informou, em uma rede social, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). (Com informações da Agência Brasil e Secom)

Sair da versão mobile