Categories: GeralMeio ambiente

Governo Federal precisa condicionar ajuda ao RS com proteção ambiental rigorosa

(foto ricardo stuckert – pr)

O governo Lula e todos os entes da esfera federal, Câmara e Senado, que estão empenhados em ajudar a população do Rio Grande do Sul, após o desastre ambiental, precisam condicionar a ajudar ao aumento da proteção ambiental, do código florestal, dos rios, das matas ciliares, das encostas etc, de forma a criar um território mais protegido contra esse tipo de evento. Em menos de seis meses, o Rio Grande do Sul sofreu duas grandes inundações e sem proteção ambiental rigorosa, os eventos deverão se repetir.

A bancada do agro do Rio Grande do Sul tem os políticos mais ativos na destruição da proteção ambiental e negacionista das mudanças climáticas, tanto na esfera federal quanto na estadual. O Código Ambiental do Rio Grande do Sul, por exemplo, que levou nove anos entre debates, audiências e aperfeiçoamentos, foi destruído pelo atual governador Eduardo Leite (PSDB) em 2019, primeiro ano de seu primeiro mandato. Seu projeto tirou ou alterou 480 pontos da lei ambiental do estado, deixando o meio ambiente desprotegido.

Recentemente, o deputado gaúcho Lucas Redecker, do mesmo partido PSDB do governador Eduardo Leite, foi relator do Projeto q autoriza desmatamento de 48 milhões de hectares de campos nativos.

O tucano Eduardo Leite passou sua boiada na garupa de 37 votos, ofertados por partidos como PSL, PTB, PSDB, MDB, PP, DEM e outras siglas situadas à direita e centro-direita. Apenas 11 deputados negaram seus votos, todos alinhados à esquerda ou à centro-esquerda. O governador aprovou “um projeto desestruturante, destruidor e prostituinte, porque prostitui a questão ambiental numa liberalização infundada que destrói 10 anos de trabalho”, reagiu Francisco Milanez, então presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), a mais antiga entidade ambientalista do país, fundada por Lutzenberger. “É uma proposta leviana e precipitada. Deixa fazer o que (os empresários) quiserem”, disse.

“Aqui se permite a exploração de área de preservação permanente, sem licença anterior. Acaba-se com a proteção das nascentes. Protege-se criminoso ambiental, inclusive possibilitando que ele ganhe financiamento, se o seu julgamento ainda não tiver transitado em julgado”, atacou o deputado gaúcho Jefferson Fernandes (PT).

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul também afetaram a produção agropecuária. Centenas de animais foram mortos, perda de lavouras e estragos de pastagens de inverno são alguns dos danos provocados ao agronegócio do estado. É preciso recuperar a economia do Rio Grande do Sul, mas também a proteção ambiental. (Com informações do BdF)

Carta Campinas

Recent Posts

‘Um desejo todo seu’: Virginia Woolf inspira curso online sobre mulheres e ficção

“Porque é um enigma perene a razão pela qual nenhuma mulher jamais escreveu qualquer palavra…

7 hours ago

Empresa adota jornada de 4 dias, agrada funcionários e aumenta o lucro

(foto paulo pinto - ag brasil) Enquanto a sociedade brasileira e o Congresso Nacional discutem…

15 hours ago

Moradores denunciam retirada noturna de árvores na Praça do Coco

(imagem reprodução) Os moradores do distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), denunciaram que foram…

21 hours ago

Congresso Inimigo do Povo derruba veto, beneficia criminosos e naturaliza a violência política

(foto lula marques - ag brasil) Uma vitória do fascismo sobre a sociedade democrática. Organizações…

22 hours ago

Edital Campinas Arte Urbana está com inscrições abertas para grafiteiros e muralistas

Rubinho Toniolli diante de mural na Praça Arautos da Paz (foto firmino piton - pmc)…

22 hours ago

Longa de terror produzido em Campinas estreia no Centro de Convivência

(foto divulgação) O longa-metragem "Vicente na Cidade Fantasma" estreia na próxima quarta-feira, 6 de maio,…

2 days ago