O jornal O Estado de S. Paulo divulgou, neste domingo (12), que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu à bancada evangélica consultar o colégio de líderes sobre um pedido de urgência para colocar o “Estatuto do Nascituro” em votação. Se aprovado, comentou Leonardo Sakamoto, o projeto vai reduzir os direitos de gestantes aos de vasos de plantas. E interrupções legais, como a da menina de 10 anos, de São Mateus (ES), estuprada desde os seis anos pelo próprio tio, não teria sido realizada em 2020.
“Enquanto a polícia prende suspeitos de terem estuprado mulheres que se refugiavam em abrigos após a tragédia no Rio Grande do Sul, parlamentares continuam buscando aprovar medidas que dificultam o aborto legal, ou seja, aqueles permitidos em caso de estupro, risco de morte para a mãe e anencefalia”, anotou. Proposta tenta garantir “direito civil” à célula embrionária dentro do útero de uma mulher. Caso aprovada, a mulher fica sem o direito civil nesta questão.
Pesquisa Datafolha, de março deste ano, mostrou que 63% querem que os direitos sejam mantidos ou ampliados. Sakamoto lembra que a urgência ocorre em um momento em que o STF analisa uma ação que pode descriminalizar o aborto em qualquer situação até a 12ª semana de gestação. “Nesse sentido, a pressão no Congresso pode ser vista tanto como uma forma de emparedar a decisão do Supremo quanto como uma oportunidade para avançar na pauta ultraconservadora”, anotou.
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…