Registro de insumos biológicos contra pragas superou o de agrotóxicos pela primeira vez no Brasil

(imagem ilustr. val172616 – pxl)

Após a liberação elevada de agrotóxicos, inclusive agrotóxicos proibidos em países europeus, durante o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PL), pela primeira vez o número de insumos biológicos contra pragas agrícolas registrados no Brasil superou o de agrotóxicos, de acordo com levantamento do pesquisador José Maurício Simões Bento, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e revelado em um painel de discussão sobre agricultura inteligente durante a FAPESP Week Illinois, em Chicago (Estados Unidos).

Os produtos biológicos são microrganismos, macrorganismos, bioquímicos (compostos de origem natural que controlam pragas e doenças) e semioquímicos (moléculas que induzem respostas comportamentais em organismos-alvo).

O pesquisador afirmou que aproximadamente 20% dos produtores agrícolas globais adotam produtos biológicos e que no Brasil o índice é maior: 55% das propriedades estão utilizando biocontrole em comparação com 6% nos Estados Unidos. “Hoje, o Brasil conta com cerca de 170 biofábricas, tratando uma área de aproximadamente 25 milhões de hectares, e um mercado que movimenta mais de US$ 1 bilhão anuais, com projeção de crescimento de 15% a 20% ao ano”, afirmou o pesquisador em reportagem de Elton Alisson, da Fapesp. (Veja mais informações AQUI)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

5 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

5 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

11 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

12 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

12 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

12 hours ago