(foto Pedro Amatuzzi – div)

O PSOL Campinas aprovou indicação de Edilene Santana como pré-candidata à vice-prefeita para consolidar a Frente de Esquerda com PT nas eleições municipais deste ano de 2024. O objetivo é ganhar força para derrotar a direita e a política de Dário Saad (Republicanos), atual prefeito de Campinas. Edilene e Pedro Tourinho (PT) vão repetir a dobradinha das eleição passada, em 2020.

O nome de Edilene Santana, mulher preta, sindicalista, periférica, nordestina e mãe solo, é a indicação do PSOL para compor a chapa nas próximas eleições majoritárias junto a Pedro Tourinho, do PT, como pré-candidata a vice-prefeita. A indicação aconteceu neste sábado, 24, em plenária realizada pelo partido, na sede do Sindicato dos Químicos Unificados, onde também tomou posse a nova direção do partido, composta por 25 membros, que tem Tatiane Malta como presidente.

A indicação de Edilene faz repetir a dobradinha com o PT na última eleição. Para o PSOL, é preciso alavancar e atuar no fortalecimento das alianças entre movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda em um objetivo comum, conter e combater o avanço neofascista.

“É uma honra cumprir essa tarefa de compor a chapa majoritária representando o PSOL”, conta Edilene. “Sou uma militante, que aprendeu no movimento sindical o significado da luta de classes e no PSOL aprendi que precisamos conectar as lutas, que precisamos fazer a disputa de poder para de fato transformar a realidade e representar quem mais precisa. Nas eleições de 2020, quando estive ao lado do Pedro, andamos por toda a cidade, em cada canto e fizemos uma linda campanha demonstrando a força do povo. Por pouco, não chegamos ao segundo turno”, diz.

Plenária do Psol (imagem Pedro Amatuzzi -div)

“O PSOL segue o enfrentamento à política da direita e extrema-direita. Em Campinas a indicação da companheira Edilene como pré-candidata a vice prefeita, na chapa com Pedro Tourinho, nos orgulha muito porque é a certeza da representação do nosso programa, em defesa de uma Campinas para a maioria”, comenta Tatiane, presidente do PSOL.

Entre os principais enfrentamentos da política Dário atual estão a promoção de melhores condições de emprego e renda; enfrentamento à especulação imobiliária; garantia de moradia digna; combate à destruição ambiental, como enfrentamento climático a partir do ecossocialismo; remunicipalização do transporte público e a tarifa zero; reestruturação dos serviços de saúde e fim da terceirização no setor; realização de concursos públicos e contratação de servidores capacitados em todas as áreas dos serviços municipais; combate à lógica de segurança que violenta a negritude; afirmar a cultura popular e valorizar o incentivo à cultura na cidade.

Edilene Santana tem um histórico de lutas em uma trajetória construída de maneira coletiva com ações em movimentos sindical e de militância partidária. Sua pré -candidatura, enquanto Frente de Esquerda, tem um programa ousado, de caráter democrático e radical, de transformações sociais profundas e econômicas pensadas na população de maneira geral. Campinas não pode mais improvisar soluções e práticas ultrapassadas. Com Edilene Santana, o PSOL acredita na derrota de Dário e sua política de destruição da cidade.

“O PSOL é um dos partidos que mais cresceu, estamos mais fortalecidos e certos da grandeza e importância da nossa pré-candidatura. Nossa bancada de vereadores nos orgulha muito pela defesa dos nossos direitos e denunciando os ataques da prefeitura. Por isso, é tarefa nessa eleição derrotar Dário, mas também ampliar a nossa bancada de vereadores”, acrescenta ela.