(imagem divulgação – reprodução – nitt-ufcg)

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que fica no interior do estado da Paraíba, no Nordeste brasileiro, liderou mais uma vez o Ranking Nacional de Depositantes Residentes de Patentes de Invenção em 2023. Os números foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A UFCG depositou 101 patentes, o que é mais do que o dobro de patentes da Unicamp (40 registros) e 300% mais do que a Universidade de São Paulo (USP), que registrou 26 patentes.

A segunda instituição de ensino superior melhor posicionada foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no 4° lugar, com 48 pedidos. Entre empresas mais bem colocadas, o primeiro lugar geral em 2023 ficou com a Petrobras, com 125 pedidos de registros. A FCA Fiat Chrysler Automóveis ocupa a terceira posição, com 58 pedidos. O Brasil é dependente das universidades públicas para a produção de conhecimento, apesar dos ataques sofridos durante governo Bolsonaro.

Outras universidades paraibanas listadas entre os 50 maiores depositantes foram a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 19° lugar, com 24 pedidos, e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na 34ª posição, com 17 pedidos.

“Ver a UFCG nesta posição é constatar a potência do ensino, da ciência e do precioso ecossistema científico que existe em nossa comunidade acadêmica. Uma universidade federal pública, situada no interior do semiárido nordestino, desenha uma trajetória de recomposição de orçamento, após anos de contingenciamentos e do passado recente, em que muitas atividades foram temporariamente interrompidas em virtude do período pandêmico”, afirmou o reitor Antonio Fernandes. Para o reitor, a preciosidade desta posição de liderança, com larga margem à frente das instituições congêneres, é mais uma entrega da nossa universidade à sociedade que nela investe.

Desde 2017, a UFCG permanece entre os maiores depositantes de pedidos de patentes de invenção residentes no Brasil, chegando a ocupar o primeiro lugar nacional no ranking 2020. O desempenho impressionante é resultado direto da atuação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), criado com o objetivo de auxiliar cientistas da UFCG no processo de inscrição de patentes, prospecção tecnológica, assessoria jurídica para contratos de transferência tecnológica e procedimentos de proteção de propriedade intelectual. (Com informações da UFCG)