Vereador filho do ex-presidente recebia informações da espionagem da ‘Gestapo do Bolsonaro’

(foto gov.br – divulgação pf)

Do BdF – O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos) foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (29). A corporação investiga a espionagem ilegal realizada por meio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão de Alexandre Ramagem, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai de Carlos Bolsonaro.

A PF foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a fazer buscas e apreensões na residência do vereador e em seu gabinete na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A suspeita é que Carlos Bolsonaro requisitava informações sigilosas a Ramagem.

O ministro Alexandre de Moraes, que acompanha o caso no âmbito do STF, afirmou que o ex-diretor da Abin fez a espionagem ilegal a fim de beneficiar a família do ex-presidente Bolsonaro. De acordo com as investigações, policiais que atuavam em cargos superiores na Abin chegaram a obstruir diligências da Polícia Federal que tinham como alvo os filhos de Bolsonaro. As investigações apontam, por exemplo que a Abin foi utilizada para produzir relatórios favoráveis ao senador Flávio Bolsonaro (PL) no caso das rachadinhas.

Entre os alvos da espionagem ilegal, estão a promotora do Rio de Janeiro responsável pela apuração das mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes foi monitorada. De acordo com Moraes, “ficou patente a instrumentalização da Abin, para monitoramento da Promotora de Justiça do Rio de Janeiro e coordenadora da força-tarefa sobre os homicídios qualificados perpetrados em desfavor da vereadora Marielle Franco e o motorista que lhe acompanhava Anderson Gomes”.

Além da promotora, teriam sido monitorados funcionários do STF, advogados, policiais, jornalistas e os próprios ministros durante meses. As investigações apontam para um total de 33 mil acessos ilegais à rede de telefonia brasileira com o uso de um sistema de geolocalização da Abin adquirido com recursos públicos em dezembro de 2018.

A ferramenta inteligência First Mile permite o monitoramento de dispositivos móveis, sem a necessidade de conhecimento por parte das operadoras de telefonia e sem a necessária autorização judicial.

Segundo a PF, os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

O Brasil de Fato tentou contato com a assessoria de Carlos Bolsonaro, mas sem retorno. Até a publicação deste texto, o vereador também não se pronunciou em suas redes sociais. O espaço está aberto para pronunciamentos. (Do Brasil de Fato)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

9 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

11 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

14 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

14 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

15 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago