ONU define 2026 como o Ano Internacional dos Voluntários

(foto ron lach – pxl)

2026 – 0 novo ano do voluntariado

.Por Roberto Ravagnani.

Olha que notícia boa para todos os interessados no assunto voluntariado. A ONU – organização das Nações Unidas – aprovou em 18 de dezembro de 2023 a resolução adotada pela Assembleia Geral, que 2026 será o Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável, atrelado a agenda 2030 (ODS – Objetivos do desenvolvimento sustentável).

Mas o que tem de importante nessa resolução?

É que pelos proximos 3 anos, 2024, 2025 e 2026, teremos como uma das pautas principais o voluntariado. Isso tem uma importancia impar, visto que é o segundo ano internacional, sendo o primeiro em 2001 e agora em 2026 o próximo.

Por fim nesta mesma assembleia e no mesmo documento, fica exposto o desejo de todos os representantes que todos os orgãos da ONU, bem como governos de todos os países e a sociedade civil devem envidar esforços para que se comemore e faça valer o ano de 2026 como um ano para que, atraves dos voluntários tenhamos uma virada de chave efetiva no mundo.

Os voluntários tem um papel importante no atingimento das metas propostas pelos 17 ODS, até por isso foi institutido este ano para que não só fossem reconhecidos, celebrados, mas como um ponto de ignição para trazer novos voluntpários para as mais diversas causas e fazer com que efetivamente em 2030 tenhamos um mundo melhor para as próximas gerações, no que diz respeito principalemnte ao clima e ao respeito ao ser humano.

Em outro ponto da declaração, a assembleia convoca as universidades e as empresas privadas para fazerem parte deste grande movimento em prol de um mundo mais integro e completo para todos, pede que todos se envolvam em atividades focadas para o incentivo e ações para o atingimento dos índices necessários para 2030.

Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ainda passa por um momento de conscientização da população, não é um assunto que todos conhecem, a grande maioria nunca ouviu falar, mas deveria ser de domínio púbico.

O meu papel de comunicador estou aqui a cumprir, falando um pouco sobre este assunto e nos próximos textos vou tentar trazer de forma bastante resumida o que é cada um dos 17 ODS e como cada um de nós pode ajudar em nosso microambiente.

Outro dado que me chamou a atenção é o pedido para que as ações de voluntariado possam ser medidas e divulgadas para o efetivo reconhecimento destes trabalhadores. Um bom começo de ano para todos nós.

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

4 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

4 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

5 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

5 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago