O tempo do voluntariado

.Por Roberto Ravagnani.

(imagem jordan benton – pxl)


O voluntariado no Brasil principalmente acontece ou melhor aparece em ondas, tem a onda do Natal e fim de ano, onde todos os “corações” ficam mais amolecidos e muitos buscam alguma forma de encerrar o ano com a consciência mais leve com a realização de alguma ação para os menos favorecidos. Não importa o motivo, mas é uma época alvissareira para o voluntariado, pois muitos iniciantes chegam as portas de organizações sociais pelo mundo afora e muitos destes permanecem.
Outra época é a pascoa, onde também há uma mobilização grande para aqueles que querem levar um pouco do doce tão cobiçado por milhares de crianças, adoçando assim também, a possibilidade de muitos se aproximarem do trabalho voluntário.
Depois temos o dia 28 de agosto, no Brasil é o dia nacional do voluntariado, onde a imprensa principalmente, se mobiliza de alguma forma e o assunto ganha destaque.
Em seguida temos este período, que antecede o Natal e que existe uma vontade grande de muitas pessoas se lembrarem do voluntariado em função do dia 05 de dezembro, dia internacional do voluntariado.
Nesta data, muitos que passaram o ano falando dos assuntos mais diversos se movem para falar da data e do assunto.
Talvez isto possa parecer uma crítica, mas na verdade é, pois só se movem em função de uma data e por mais likes, mais corações, mais audiência ou coisa que o valha.
Muitos nem sabem muito sobre o assunto, não o praticam de forma rotineira, mas nesta data se tornam especialistas nele, pois sabem que será a pauta do momento. Bom e triste, pois é ótimo dar destaque a causa maior, mas triste por ser sempre de forma recortada, por um mote temporário que é uma data.
Cabe aqui lembrar que esta coluna, acontece de forma rotineira, semanalmente, em dois idiomas e focada no assunto, 365 dias por ano, trazendo de forma simples o que buscam complicar com tecnologia, termos rebuscados ou estrangeiros e de forma voluntaria, ou seja praticando o tema. Aqui aproveito para agradecer a cada parceiro que publica esta coluna, também de forma voluntária e sem patrocinadores.
Cabe aqui além dos agradecimentos o reconhecimento da prática da cidadania e do maior conceito da comunicação, levar informação, imparcial e de forma leve, adequada e compreensível para o maior número de pessoas. Aqui fica minha reverencia a cada meio de comunicação parceiro desta coluna. Muito obrigado e que possamos ampliar esta rede do bem.

Recent Posts

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

45 minutes ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

49 minutes ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

1 hour ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

1 hour ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago