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18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil terá exibição de 12 títulos na ADunicamp

(Imagem cartaz – detalhe – divulgação)

18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma oportunidade para os amantes do cinema mergulharem na rica tradição cinematográfica da Itália. Seja através dos olhos dos diretores contemporâneos ou da lente nostálgica, mas sempre atual e inspiradora  da “Commedia all’italiana”, há algo para todos neste festival e toda programação, seja nas salas de cinema ou no streaming, é gratuita.

Com uma seleção de filmes inéditos dirigidos por renomados cineastas italianos contemporâneos, com grandes produções e atuações, o festival também apresenta nomes novos por trás das câmeras , produções independentes, e, como não poderia deixar de ser, uma retrospectiva de um dos gêneros mais potentes da historiografia cinematográfica: la commedia.

Na ADunicamp, a programação segue a premissa do Festival, com uma verdadeira celebração da diversidade do cinema italiano. A sessão de estreia será no dia 8 de novembro de 2023 (quarta-feira), com sessão dupla. 

A partir das 16 horas, o filme a ser exibido será “C’È ANCORA DOMANI” (AINDA TEMOS AMANHÃ), de 2023, drama dirigido pela cineasta Paola Cortellesi. Na sessão das 18h30, o filme será “AUDACE COLPO DEI SOLITI IGNOTI” (GOLPE DOS ETERNOS DESCONHECIDOS), uma clássica comédia italiana, de 1959, dirigida por Nanni Loy.

Confira abaixo a programação completa na ADunicamp do 18º Festival de Cinema Italiano no Brasil:

08 DE NOVEMBRO, QUARTA – (DUAS SESSÕES)
16h – C’È ANCORA DOMANI – AINDA TEMOS AMANHÃ
18h30 – AUDACE COLPO DEI SOLITI IGNOTI – GOLPE DOS ETERNOS DESCONHECIDOS

11 DE NOVEMBRO, SÁBADO – (UMA SESSÃO)
18h30 – BILLY

25 DE NOVEMBRO, SÁBADO – (UMA SESSÃO)
18h30 – MIMÍ METALLURGICO FERITO NELL’ONORE – MIMI, O METALÚRGICO

28 DE NOVEMBRO, TERÇA – (DUAS SESSÕES)
16h – BRANCALEONE ALLE CROCIATE – BRANCALEONE NAS CRUZADAS
18h30 – PRIMADONNA – PRIMEIRA MULHER

29 DE NOVEMBRO, QUARTA – (DUAS SESSÕES)
16h – L’UOMO SULLA STRADA
18h30 – L’ULTIMA NOTTE DI AMORE

06 DE DEZEMBRO, QUARTA – (DUAS SESSÕES)
16h – LA QUATTORDICESIMA DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO – O DÉCIMO QUARTO DOMINGO DO TEMPO ORDINÁRIO
18h30 – IL PRIMO GIORNO DELLA MIA VITA – O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA

07 DE DEZEMBRO, QUINTA – (DUAS SESSÕES)
16h – IL SIGNORE DELLE FORMICHE – O SENHOR DAS FORMIGAS
18h30 – LA TERRA DELLE DONNE – A TERRA DAS MULHERES

SOBRE O FESTIVAL

Com filmes produzidos entre 2022 e 2023, que estrearam em importantes festivais internacionais como Berlim, Cannes, Veneza e Roma, o público em todos os cantos do Brasil poderá assistir durante um mês, no streaming e em salas de cinema, em diversas cidades do Brasil, uma nova onda da cinematografia italiana. Trata-se de uma seleção rica e diversificada que explora mais que nunca as vertentes que historicamente tornaram o cinema italiano uma inspiração e um fenômeno mundial: a capacidade de tratar  a complexidade das relações humanas e as nuances sociopolíticas  e históricas da Península com humor, autoderrisão, profundidade, beleza e poesia.

Estes filmes não apenas capturam a multiplicidade de aspectos da(s) cultura(s) italiana(s), mas também lançam luz sobre questões universais, o que os torna  relevantes para o público global. 

Prepare-se para ser transportado para as ruas de Roma, as paisagens rurais da Toscana, o mar da Sardenha, à atmosfera siciliana, os corações e mentes dos personagens inesquecíveis que habitam essas histórias, e a magia das luzes e sombras do turbulento gênio Caravaggio que continua a influenciar a arte e o cinema até hoje.

Diretores e diretoras estreantes s como Marisa Vallone, Gianluca Mangiasciutti, Marta Savina, Emilia Mazzacurati se misturam talentos estabelecidos como Pupi Avati, Gabriele Salvatores, Gianni Amelio, talvez mais conhecidos do público brasileiro, ao lado di Michele Placido, Riccardo Milani, Paolo Genovese, Daniele Viccari, Luca Lucini, Andrea Di Stefano e Giovanni Virgilio, todos nomes que compõem o amplo e diversificado espectro do “nuovo cinema italiano” Será uma ocasião de conhecer o trabalho dos consagrados atores Paola Cortellesi e Claudio Bisio, agora também atrás da câmera. Todos e todas no fiel propósito de  continuar a tradição de contar histórias envolventes, genuínas e apaixonantes.

No elenco, destacam nomes célebres como os atores Toni Servillo, Pierfrancesco Favino, Riccardo Scamarcio, Alessandro Gassman, Michele Placido, Elio Germano, Valerio Mastandrea, Luigi Lo Cascio e Adriano Giannini. Já o elenco feminino traz  talento das veteranas Edwige Fenech, Margherita Buy, Isabelle Huppert e Sonia Bergamasco e duas das mais notórias atrizes do cenário atual, Sara Serraiocco e Micaela Ramazzotti.

A retrospectiva dedicada à “Commedia all’italiana”  promete ser um dos destaques do festival. Este gênero, que teve início nos anos 50 e floresceu nas décadas de 1960 e 1970, é uma janela para a sociedade italiana da época, combinando humor, sátira e crítica social. Os filmes selecionados para esta seção destacam a habilidade dos cineastas italianos em fazer rir enquanto tratam de questões sociais e políticas. 

Mario Monicelli, considerado o “pai” da comédia no cinema italiano, declarou em 2007 ao jornal La Repubblica que “a comédia é a nossa origem/gênese, nós viemos da comédia, é a nossa verdadeira natureza”. A Commedia all´Italiana é um gênero que trata de temas importantes, muitas vezes tabus  para a sociedade italiana – a relação com la mamma e a comida por exemplo, se pensamos em  A comilança  Parenti Serpenti – de forma satírica e por vezes grotesca. É um tragicômico, que além de fazer rir, também comove e faz refletir.

Entre os atores, a nossa seleção traz Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Alberto Sordi, Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Stefania Sandrelli, Claudia Cardinale, Monica Vitti, Catherine Spaak, entre outros, que dispensam adjetivos.

A mostra propõe um recorte com grandes títulos do gênero, contemplando tanto obras dos mestres da commedia all´italiana, como Mario Monicelli, Dino Risi, Federico Fellini e Lina Wertmüller, mas não deixando de apresentar ao público outros grandes diretores que se aventuraram na comédia como Luigi Comencini, Steno, Elio Petri, Luciano Salce, Giuseppe Bertolucci, Nanni Loy, Luigi Filippo D’Amico, Luigi Zampa, Alberto Lattuada e Pasquale Festa Campanile. Com temáticas diferentes, mas abordando assuntos sempre de forma bem-humorada, as obras constroem uma visão crítica da Itália na época de seu milagre econômico. (Da ADunicamp)

Acesse e saiba mais: https://festivalcinemaitaliano.com/

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