Categories: Geral

Wikileaks vazou telegrama em que militar de Israel diz ‘ficar feliz’ com Hamas dominando Faixa de Gaza

(imagem reprodução internet)

Do IMEMC – Na última revelação das centenas de milhares de telegramas diplomáticos vazados fornecidos pelo site ‘Wikileaks’, uma troca diplomática entre o então Diretor de Inteligência Militar israelense, Major General Amos Yadlin, e o Embaixador dos EUA em Israel, Richard Jones, mostrou apoio israelense por uma Faixa de Gaza governada pelo Hamas, onde Israel poderia então declarar Gaza como uma “entidade hostil”.

O partido Hamas venceu as eleições parlamentares palestinianas em Janeiro de 2006, mas foi impedido de formar um governo conforme exigido pela constituição palestiniana. Em Junho de 2007, após meses de tentativas de tomada de poder por parte do partido Fateh, apoiado pelos EUA, o partido Hamas conseguiu formar o seu governo em Gaza. O telegrama em questão foi gravado poucas horas antes da formação do governo do Hamas em Gaza, em Junho de 2007.

Na transcrição, Yadlin disse ao Embaixador dos EUA que ficaria “muito feliz” se o Hamas formasse um governo em Gaza “desde que não tenha nenhum porto (aéreo ou marítimo)”. Ele acrescentou que Israel trabalharia então com o partido político palestino rival, Fateh, para formar um governo na Cisjordânia e trabalharia para minar o governo do Hamas em Gaza.

Foi exatamente isso que aconteceu, logo após a reunião entre Yadlin e o Embaixador Jones, quando o Hamas criou o seu governo em Gaza e Israel lançou um cerco massivo e o maior ataque de sempre a Gaza, no final de Dezembro de 2008. (Veja original aqui)

Carta Campinas

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

1 day ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

1 day ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

1 day ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 days ago