Categories: GeralIdeias e Prosas

O voluntariado é coisa de quem não tem o que fazer

(Imagem de Freepik)

.Por Roberto Ravagnani.


Estamos em 2023 e ainda ouço frases como esta do título de hoje. Voluntário é gente que não tem o que fazer.
Muito triste, mas sabe o pior, que nós que trabalhamos com isso é que somos culpados e merecemos ouvir isso de vez em quando, para lembrar que ainda falta muito para termos esta categoria gigante representada, compreendida e apoiada.
Se nós que lidamos com o assunto insistimos em falar somente para os convertidos, como cobrar conhecimento daqueles que nunca ouviram falar da causa?
Não basta ter um dia ou dois no ano para comemorar, temos que comemorar todos os dias e falar dele nos mais variados locais do país, só assim começamos a construir uma cultura efetiva, onde em algumas décadas não seremos mais necessários, para falar do tema, pois a grande maioria já exerce ou pelo menos respeita esta causa com conhecimento.
Nosso desafio é tornar o assunto fácil, tirar o burocrático da fala, tirar o economês da fala e colocar no cotidiano, como fazer, por que fazer, onde, o que ganho com isso e tornar esta causa tão ampla e acessível como ela efetivamente é.
Todos somos responsáveis por isso, gestores de OSC’s podem e no meu entender devem ter este assunto como pauta constante dos seus grupos de trabalho e para com seu público final, ter isso como assunto corriqueiro.
Nós que estamos nas redes sociais, devemos disseminar os bons conteúdos do assunto, percebam que eu usei o verbo DEVER, pois somos agraciados com inteligência, conhecimento e discernimento do que é bom para as pessoas, portanto devemos fazer este tema ecoar, pois ele é bom para o mundo.
Os meios de comunicação insistem em falar do voluntariado de uma forma jornalística, ou seja, só quando ele é efetivamente notícia, um trabalho que será realizado, uma necessidade específica, mas não como uma pauta a ser estudada, como os benefícios do trabalho voluntário, entre outros que poderiam explorar.
Então cabe a nós, interessados no assunto disseminarmos este assunto por onde quer que andemos. Faça isso e sai do assunto que hoje nos pregam, tecnologia, captação de recursos, empreendedorismo etc.
Voluntariado cabe em qualquer pauta pois abre nossa mente para um mundo melhor e menos complexo.

Parceiro Carta

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

11 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

13 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

14 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

20 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago